GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Busca por qualificação na área portuária cresce 76% em Paranaguá

30-01-2018

O crescimento da atividade portuária e a contribuição do setor para a geração de empregos têm feito a procura por formação profissional na área aumentar em Paranaguá. Isso é o que mostra um levantamento realizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e divulgado nesta semana, na qual é comemorado o Dia do Portuário (28 de janeiro).

A pesquisa aponta que o número de inscritos para ingresso no curso de Técnico em Portos aumentou 76% no ano de 2018, na comparação com o mesmo período do ano passado. No total, 520 pessoas se inscreveram para ingressar ao curso no início deste ano, contra 400 em 2017.

O diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, destaca que dentre as empresas instaladas em Paranaguá, mais de 14% estão ligadas ao serviço portuário. Além disso, a atividade portuária emprega um em cada cinco dos trabalhadores da cidade, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. “Estes dados demonstram a importância do Porto para o município. Além disso, os trabalhadores portuários têm um papel fundamental no crescimento da atividade.”

VAGAS – Anualmente, o Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga, em Paranaguá, oferta 135 vagas para o curso da área portuária. São duas turmas de 45 vagas no começo do ano e outra turma de 45 alunos no meio do ano. As vagas são destinadas a alunos que já concluíram o ensino médio e também para os que acabam de ingressar ao ensino médio.

“Os alunos que procuram pelo curso entendem a importância de se capacitar nessa área, que é a principal do nosso município”, comentou a diretora Cristiane Zanini, responsável pelo Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga. De acordo com a instituição, o curso de Técnico em Portos inclui disciplinas teóricas e práticas. “Preparamos os alunos para atuar em vários segmentos da atividade portuária, inclusive em nichos de negócios que surgem por causa do porto”, explicou a diretora.

INÍCIO – José Vitor da Silva, 18, é um exemplo de que a qualificação na área portuária pode render importantes conquistas. Recém-formado no curso de Técnico em Portos, ele já conseguiu a aprovação no concurso público da Appa e agora espera ansiosamente pela nomeação, para começar a atuar. “Fiz o curso enquanto estava cursando o ensino médio, porque além de gostar da área, vi que era um campo com várias oportunidades aqui na cidade. Espero contribuir como portuário para que o porto continue crescendo, porque todos esses resultados impactam a vida de toda a população”, disse o jovem que, durante a formação, teve a oportunidade de estagiar na Appa.

EXPERIÊNCIA – Há 48 anos trabalhando como portuário no Porto de Paranaguá, o engenheiro Kozo Kawata é inspiração para aqueles que estão começando na carreira. “Tive a felicidade de testemunhar e participar, mesmo que modestamente, de muitas das transformações que ocorreram aqui e que contribuíram para que atualmente o porto tenha esse excelente desempenho. Em 1970 o volume anual de cargas movimentadas era de 2,7 milhões de toneladas. Agora, batemos a marca de 50 milhões. Uma comprovação de que essa atividade é de extrema importância para a cidade, para o estado e para o país”, considerou.

Fonte: APPA

Artigos Relacionados: Tarifas portuárias são entraves para exportações, diz estudo da CNI Comércio de contêineres no Brasil deve crescer 3,5% em 2018, aponta relatório Importações crescem 38,3% e balança tem déficit de US$ 1,12 bilhão na 4ª. semana de novembro Porto de Imbituba cresce 16% de janeiro a outubro, atrai novas cargas e projeta investimentos Obra vai triplicar capacidade de exportação do Porto de Paranaguá Na contramão do transporte rodoviário, cabotagem cresce no Brasil Aprovada atualização do Regulamento de Exploração Portuária do Porto do Rio Grande Porto de Paranaguá digitaliza 100% de seus procedimentos Importações crescem 35% em agosto e balança tem menor superávit para o mês em três anos Portos de Santa Catarina cresceram 53% e o de Santos, 2%, diz Feaduaneiros
Busca por qualificação na área portuária cresce 76% em Paranaguá

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.