GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

CDR analisa projeto que amplia benefícios tributários à Zona Franca Verde

4-09-2017

As indústrias instaladas na Zona Franca Verde, incentivo concedido pelo governo federal para produção industrial nas áreas de livre comércio com preponderância de matéria-prima de origem regional, poderão ficar isentas do Imposto de Importação (II) sobre máquinas e equipamentos. Esse estímulo é previsto no Projeto de Lei do Senado (PLS) 68/2016, que está na pauta da reunião de quarta-feira (6) da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), a partir das 9h.

Hoje, as indústrias da área - que abrange municípios dos estados do Amapá, Amazonas, Acre e Rondônia - beneficiam-se da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nas mercadorias em cuja composição haja preponderância de matérias-primas regionais de origem animal, vegetal, mineral ou agrossilvopastoril.

Na justificação do projeto, o autor, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), argumenta que a medida é necessária para tornar "viável e efetiva" a Zona Franca Verde, que, seis anos após sua criação, foi regulamentada por decreto presidencial no final de 2015. O relator, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), é favorável à proposta.

Espírito Santo

Outra proposta em pauta é o Projeto de Lei do Senado (PLS) 90/2017, da senadora Rose de Freitas (PMDB-ES), que cria uma Zona Franca, área de livre comércio de importação e exportação e com incentivos fiscais especiais, no Espírito Santo.

Zonas francas são uma região delimitada dentro de um país, em geral próxima a portos, onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras sem a cobrança de tarifas alfandegárias normais. O objetivo é estimular trocas comerciais e acelerar o desenvolvimento regional.

O projeto isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Imposto de Importação (II) em produtos nacionais ou nacionalizados destinados a  pecuária, recursos minerais e matérias-primas de origem agrícola ou florestal, agropecuária e piscicultura, que entrem pela Zona Franca.

Estão excluídos da isenção armas e munições, veículos de passageiros - exceto ambulâncias, carros funerários, carros celulares e jipes -, bebidas alcoólicas, fumo e derivados.

Na justificativa da proposta, Rose de Freitas relembra o sucesso econômico e os benefícios que a Zona Franca de Manaus (ZFM) trouxe para os moradores da região, e afirmou que a criação da Zona Franca do Espírito Santo teria o mesmo efeito no estado. O projeto conta com relatório favorável do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

A reunião da CDR ocorre na sala 13 da Ala Senador Alexandre Costa.

Fonte: Agência Senado - SF

Foto: Blog da Floresta / Agência Brasil 

Artigos Relacionados: FMM aprova R$ 537 milhões em novos projetos e reabre prazo para projetos antigos Pesquisador e autoridades ambientais aprovam projeto de cava subaquática Brasil negocia uso de porto na Espanha para ampliar exportação para África e Europa Propostas para ressarcir Lei Kandir preveem tributo e ampliação de prazo Governo anuncia investimento de R$ 130 bilhões em projetos de habitação, infraestrutura e energia Projeto vai ajudar empresas a adequarem embalagens para conquistar mercado internacional Estaleiro Atlântico Sul quer ampliar leque de clientes Fibria Celulose investirá em projetos municipais Banco Central busca informações para ampliar SML Comissão aprova projeto que obriga divulgação de valores arrecadados com frete pela Marinha Mercante
CDR analisa projeto que amplia benefícios tributários à Zona Franca Verde

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.