Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

China quer negociar tratado de livre-comércio com Mercosul e Uruguai

China quer negociar tratado de livre-comércio com Mercosul e Uruguai
08/08/2017

O conselheiro econômico e comercial da Embaixada da China no Uruguai, Zhou Quan, declarou nesta segunda-feira à agência de notícias EFE que o país asiático tem “intenções de negociar um tratado de livre comércio (TLC) com o Mercosul e o Uruguai”.

Sobre a possibilidade de um TLC entre China e Uruguai, o diplomata destacou que “o governo chinês sempre tem uma atitude muito positiva e aberta para assinar um tratado que possa promover ainda mais as relações comerciais e econômicas com o Uruguai”.

“A questão é que o Uruguai também faz parte do Mercosul, então, dentro desse bloco é preciso cumprir algumas condições ou assinar alguns documentos com eles para possibilitar um TLC”, explicou.

Em relação a esta situação, o representante chinês concluiu que existem duas possibilidades: “ou que ocorram negociações entre Mercosul e China ou avançar [em um TLC com] o Uruguai, mas com o respaldo dos outros países-membros”.

O diretor da região Ásia, África e Oceania do Ministério de Relações Exteriores uruguaio, Alberto Fajardo, também ressaltou a possibilidade de um TLC ao apontar que “o desejo de todos os parceiros do Mercosul é o de, eventualmente, assinar um acordo comercial com a China”.

Fajardo disse que  “houve o desejo de estabelecer e assinar um acordo de livre-comércio [com a China]”, mas que a negociação precisou ser adiada “por ser um tema que necessita ser coordenado com os parceiros no Mercosul”.

Ambos os diplomatas fizeram estas declarações depois de inaugurar o seminário Cooperação Técnica e Econômica da China e sua Política Externa, que ocorre em Montevidéu até 11 de agosto.

Fonte:Agência Brasil