Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

CNI defende abertura comercial por meio de agenda ambiciosa de acordos de livre comércio

CNI defende abertura comercial por meio de agenda ambiciosa de acordos de livre comércio
23/10/2018

Brasília – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) defende que a abertura comercial é importante para uma integração do Brasil ao mercado internacional. Essa abertura, segundo a entidade, deve ser realizada por meio de uma agenda ambiciosa de acordos comerciais.

Na avaliação da indústria, uma redução unilateral de tarifas de importação não garante que o Brasil passe a acessar outros mercados. Essa redução aumenta a concorrência dentro do mercado brasileiro em um momento de baixo crescimento e alto desemprego e contribui pouco para aumentar a nossa produtividade.

“Sem criar condições internas para a competitividade das empresas brasileiras lá fora, ou para concorrer com produtos importados que venham de economias com melhor ambiente de negócios, a redução unilateral de tarifas pode destruir o que existe aqui dentro”, afirma o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Para Robson Andrade, com a negociação de acordos comerciais, o Brasil assegura a abertura de seus mercados de exportação, uma vez que os acordos garantem a reciprocidade e, também, um período de transição.

A abertura via acordos comerciais exige ainda a aprovação do processo pelo Congresso Nacional, o que legitima a decisão e confere segurança jurídica a ela. Já a abertura unilateral pode ser feita por simples resolução da Câmara de Comércio Exterior (Camex) um ato administrativo do Poder Executivo, que não é debatido pelo Congresso Nacional, e que pode ser alterado e desfeito a qualquer momento, resultando em insegurança jurídica e falta de transparência.

Dentro da agenda de acordos comerciais, a indústria quer concluir negociações em andamento – como com União Europeia, México, Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA) e Canadá – e planeja também iniciar diálogo com países como Estados Unidos e Japão.

(*) Com informações da CNI

Fonte: Comex do Brasil