GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Desconsolidação de carga na Alfândega de Guarulhos

8-06-2017

O processo de desconsolidação de carga, no modal aéreo, mais exatamente na Alfândega de Guarulhos, engloba uma série de atos que se iniciam com a entrega à Alfândega dos documentos da carga procedente do exterior, pelo representante do transportador aéreo (agente de carga), que confirma os dados registrados pela companhia aérea no Sistema Siscomex Mantra. Depois, com base na documentação contida no manifesto, são validadas as informações por meio de lavratura de Termo de Entrada. No caso de dados inseridos erroneamente no sistema, é gerada uma indisponibilidade, que poderá ser regularizada mediante solicitação formal à RFB.

O importador ou seu representante (despachante aduaneiro) pode verificar o estado da carga que tenha registro de avaria, constatada pelo depositário e assim registrada.

Após a inserção dos dados da carga procedente do exterior e fisicamente apresentada pela companhia aérea no Sistema TCA-GRU, é emitida etiqueta de código de barras e anexada à carga. Os dados já registrados são transferidos para o sistema Siscomex Mantra e, após formalizado esse procedimento, consideram-se encerrados o recebimento e o armazenamento da carga. A ação de encerramento, por meio do registro dos dados da carga no Sistema Siscomex Mantra é efetuada pelo Teca-GRU. Essa etiquetagem é um processo normal, portanto ainda faz parte do procedimento de recebimento e armazenamento da carga pelas autoridades aduaneiras e o recinto alfandegado, do qual o transportador (ou agente de carga) é protagonista. Esse ato é chamado de “atracação”.

E em uma outra fase se processa a verificação física da carga, que consiste em identificar as etiquetas do conhecimento aéreo de origem, tipo de embalagem, contagem de volumes, aferição de peso, identificação de avarias e identificação das cargas com restrições fitossanitárias. Todos os dados verificados são inseridos no Sistema do depositário e no Sistema Siscomex Mantra. Essa conferência, no entanto, é de identificação das cargas perante as peculiaridades do tipo de transporte (em que as cargas são transportadas englobadamente) e é necessário colocá-las prontas para o despacho aduaneiro propriamente dito.

A atribuição de prestar as informações sobre o veículo e sobre a carga é do transportador, entre as quais se insere o agente consolidador e desconsolidador de carga, e ele tem prazo para essa providência, sob pena de ser sancionado.

Temos a Portaria nº 63, de 20 de abril de 2017 – Ministério da Fazenda – Secretaria da Receita Federal do Brasil – Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – DOU de 25/04/2017 (nº 78, Seção 1, pág. 23). Ela revoga a Portaria ALF/GRU nº 267/2013, que definiu procedimentos sobre a correção de identificação de cargas no prazo de 72 horas, no âmbito da ALF/GRU.

(MARCOS ANTONIO DE ASSIS FARNEZE é presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – Sindasp)

Fonte: Sem Fronteiras via Aduaneiras

Artigos Relacionados: Estudo revela dificuldades do transporte de cargas em centros urbanos União publica novas regras para procedimentos de cargas em recintos alfandegados Porto tem alta de 15,5% no valor das cargas movimentadas Greves de servidores da Receita ampliam tempo para liberar cargas Porto de Santos começa 2018 batendo recorde na movimentação de cargas Movimentação de carga no setor portuário cresce 8,3% Desembarque de carga de bois vivos em Santos pode demorar até 30 dias, diz governo Trânsito simplificado de cargas de exportação Movimentação de cargas cresceu mais de 5% em 2017 Retomada das operações dos berços 01 e 03 triplica capacidade de carga do Porto de Itajaí
carga modal aéreo Alfândega

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.