GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Equipe do Governo se reunirá com empresários para discutir dragagem

28-11-2017

O grupo de trabalho que iniciou discussões sobre a privatização da gestão da dragagem do Porto de Santos deverá se reunir com o setor privado a cada 15 ou 20 dias. A previsão é do coordenador da equipe, o assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC) Luiz Fernando Garcia. 

As reuniões servirão para analisar a proposta apresentada por entidades ligadas ao Porto de Santos no início do semestre. O pedido é que a gestão da dragagem do complexo, incluindo balizamento, sinalização e monitoramentos ambientais, seja repassada à iniciativa privada.

Para isso, a ideia é criar um condomínio portuário. Será uma pessoa jurídica de direito privado, constituída pelos arrendatários de áreas operacionais no Porto com acesso a berços de atracação e, facultativamente, detentores de contrato de passagem e administradores de terminais de uso privado (TUP). O plano prevê a criação de uma sociedade civil sem fins lucrativos e por prazo indeterminado, com autonomia administrativa e financeira.

“O Governo hoje entende que isso é positivo e que nós teríamos ganho bom para o sistema portuário, para a cadeia logística de exportação e importação, visando a diminuição do custo logístico. Isso vai acontecer. Não posso responder se é do modo que foi apresentado porque, a partir de agora, os estudos se iniciam. Mas, sim, nós buscamos essa integração com a comunidade privada. E havendo a possibilidade, nós passaremos esse serviço para administração direta deles”, destacou Garcia.

O coordenador do grupo de trabalho explicou que os integrantes dessa equipe se reunirão periodicamente, em Brasília, para analisar vários estudos feitos pelas entidades. Já a iniciativa privada, que foi convidada pelo MTPAC a participar das discussões, estará apenas em alguns encontros. 

“A iniciativa privada vai dar suporte. Eles trouxeram uma primeira proposta, a única. Eles trouxeram embasamento jurídico, técnico e econômico. E agora, é nosso dever avaliar a possibilidade de se aplicar isso para que a gente tenha um resultado positivo”, disse Garcia.

Segundo o deputado federal Beto Mansur (PRB-SP), presente na reunião do grupo, o Governo Federal parte da premissa de que é preciso definir um modelo de dragagem específico para o Porto por conta de suas características e sua posição de destaque no setor. Por este motivo, o momento é “oportuno” para estudos e discussões sobre o assunto. 

Fonte: A Tribuna   

Artigos Relacionados: Câmbio para fim de 2018 segue em R$ 3,30, aponta Focus Porto terá R$ 800 milhões para otimizar transporte ferroviário Investimento em infraestrutura mais forte deve ficar para 2019 Consórcio fará obra de dragagem no Porto de Santos, SP Copom reduz juro básico para 6,75% ao ano, menor taxa desde 1986 TCP inaugura novo serviço para a Ásia Ministério prepara debates sobre novos limites do Porto Abtra planeja auxiliar Governo Federal em Acordo de Facilitação do Comércio Guarujá prepara implantação de zona retroportuária Desembarque de carga de bois vivos em Santos pode demorar até 30 dias, diz governo
Equipe do Governo se reunirá com empresários para discutir dragagem

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.