GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

FMI melhora projeções para economia brasileira e prevê expansão de 0,7% em 2017

10-10-2017

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou novamente as projeções para a economia do Brasil neste ano, elevando também a previsão de crescimento para o próximo. Para 2017, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) passou de 0,3% para 0,7% e, para 2018, de 1,3% para 1,5%. As novas projeções estão no relatório divulgado nesta terça-feira (10).

No documento, o FMI destaca que um desempenho forte das exportações e uma redução no ritmo de queda da demanda interna permitiram que a economia do Brasil voltasse a crescer no começo deste ano, após oito trimestres seguidos de queda.

O fundo citou ainda o bom desempenho da agricultura, que ajudou a puxar a alta de 1% do PIB no primeiro trimestre. Na avaliação do FMI, a liberação dos saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ajudou a economia. No segundo trimestre, o consumo das famílias impulsionou o crescimento de 0,2% da economia.

No entanto, a fraqueza nos investimentos e as incertezas políticas ainda são apontadas pelo FMI como dificuldades previstas para a economia em 2018. O relatório condiciona o aumento no ritmo de crescimento a aprovação de reformas econômicas e controle dos gastos públicos. “Uma restauração gradual da confiança – com reformas fundamentais para assegurar a sustentabilidade fiscal sendo implementadas ao longo do tempo – deve aumentar o crescimento para 2% no médio prazo.”

O FMI diz que a revisão de gastos “insustentáveis” deve incluir a reforma da Previdência, apontando ainda que essas são medidas “de primeira ordem” para restaurar a confiança e permitir o crescimento dos investimentos privados.

O relatório vê como positivos os esforços do governo para atrair investidores para o programa de concessões na área de infraestrutura, como forma de aliviar a pressão sobre as contas públicas no curto prazo.

Estimativas anteriores e outras projeções

As projeções do FMI para a economia são publicadas a cada três meses. No relatório de janeiro, a previsão de crescimento para o PIB do Brasil era de 0,2% em 2017 e 1,5% em 2018. Em abril, a projeção para 2017 foi mantida, mas a de 2018 passou para 1,7%. Em julho, as estimativas para 2017 e 2018 passaram para 0,3% e 1,3%, respectivamente.

Também em julho, o governo brasileiro manteve suas expectativas para o PIB em 2017 de crescimento de 0,5% – ou seja, com projeção pior que a do FMI. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, chegou a declarar que o crescimento seria ainda menor, mas voltou atrás. Em setembro, Meirelles disse que a economia brasileira deve iniciar 2018 crescendo a um ritmo superior a 2% na comparação com o ano anterior.

Já a previsão do mercado financeiro, segundo a pesquisa Focus, do Banco Central, é que o PIB cresça 0,7% em 2017 e 2,43% no ano seguinte.

No final do primeiro semestre, o agravamento das turbulências políticas após as publicações de notícias sobre delações da JBS envolvendo o presidente Michel Temer levou diversos analistas a revisarem suas projeções para o crescimento da economia.

Fonte: G1

Artigos Relacionados: Mercado sobe para 3% estimativa de inflação em 2017 Setor privado aguarda criação de grupo para debater dragagem Auditores fiscais se reúnem para debater greve em novembro Após 6 quedas seguidas, mercado sobe estimativa de inflação para este ano Porto do Rio Grande – Superávit ultrapassa R$ 25 milhões em 2017 Novo processo de exportações passa a valer para operações amparadas por drawback Novo scanner garante segurança em 100% das cargas que passam pelo Porto de Paranaguá Proposta da UE para etanol deve ficar aquém da aceitável, diz Unica sobre acordo com Mercosul Balança comercial segue com saldo positivo no Paraná e no Brasil Cade aprova venda da Hamburg Süd para a Maersk
FMI melhora projeções para economia brasileira e prevê expansão de 0 7% em 2017

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.