GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Integrantes do Mercosul confiam em mudanças sem prejuízos para o bloco

7-11-2018

Em meio às perspectivas sobre o governo eleito Jair Bolsonaro, representantes dos países que integram o Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai, a Venezuela está suspensa) disseram hoje (7) que aguardam mudanças, mas jamais rompimento ou prejuízos ao bloco econômico. A discussão ocorreu durante encontro na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), na capital paulista.

O debate foi motivado por declarações críticas do economista Paulo Guedes, confirmado para o superministério da Economia (que reunirá Planejamento, Fazenda e Indústria, Comércio Exterior e Serviços). Porém, dias depois de ele dizer que o Mercosul não será prioridade, o presidente eleito ressaltou que a mudança será para evitar o "viés político" nas negociações.

O cônsul-geral da Argentina, Luis Castillo, disse que o Mercosul terá mudanças, mas sem rompimento. "Você não se separa da sua mulher se quer ir para o mesmo lado que ela, procura negociar. Não dá para romper de um dia para o outro. Tem que ser conversado."

Para Castillo, as críticas sobre a Venezuela, que faz parte do Mercosul, mas está suspensa temporariamente, devem ser superadas. Bolsonaro já afirmou que não pretende adotar ações de intervenção no país vizinho.

O adido comercial do Paraguai, Sebastian Bogado, disse que busca pela convergência de interesses, e que é necessário flexibilizar as normas para negociação com outros países. "Com todas as diferenças, dificuldades, é de se destacar que também foi feito trabalho árduo [no Mercosul]. A importância de se manter juntos é que 'a união faz a força', isso continua valendo, inclusive com as nossas imperfeições. Somos mais fortes juntos que separados."

Bloco

Como bloco econômico, o Mercosul existe desde 1991. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações para o bloco somaram US$ 16,7 milhões no acumulado de janeiro a setembro (alta de 1,29% sobre o mesmo período do ano passado). As importações foram de US$ 9,8 milhões também no acumulado, elevação de 12,44%.

Os principais produtos exportados foram automóveis de passageiros (21%), veículos de carga (6,6%), óleo bruto de petróleo (6,4%), peças para veículos e tratores (5,2%), manufaturados (5%) e tratores (2,8%). O Brasil importou veículos de carga (17%), automóveis de passageiro (16%) e trigo em grãos (10%).

Recentemente, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, informou que avançam as negociações para um acordo de associação entre o Mercosul e a União Europeia. Há 18 anos, as articulações estão em curso. Mas há divergências em pontos referentes à indústria automobilística e ao acesso aos mercados de produtos como a carne bovina, o açúcar e os produtos lácteos.

Fonte: Agência Brasil via Aduaneiras

Artigos Relacionados: Certificado de origem digital será exigido nas exportações para a Argentina a partir de abril Governo deve dar soluções distintas para melhorar gestão das docas, avalia ABTP Soluções inovadoras começam a aportar no setor aquaviário brasileiro para auxiliar operações Maersk prevê alta para o 2º semestre de 2019 Paranaguá sai na frente em descentralização portuária Codesp analisa propostas para projeto de novo acesso ao Porto de Santos Estudo da Esalq-USP com ANTT coleta sugestões para revisar tabela com preços mínimos de fretes Forte alta das exportações fazem do Chile 5º. principal mercado para os produtos brasileiros Construção da Ferrogrão abre espaço para avanço de 70% na safra de MT Diversificar pauta exportadora para a China, o grande desafio do comércio exterior brasileiro
economia exportacoes importações mercosul ComércioExterior BlogdaMac MacLogistic

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.