GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Leilões de terminais portuários até junho vão gerar investimentos de mais de R$500 milhões, diz PPI

5-03-2018

O governo federal vai leiloar seis terminais portuários nesse primeiro semestre, que somados devem alavancar investimentos de mais de 500 milhões de reais, disse à Reuters o diretor da área de portos do Programa de Parcerias de Investimentos, Diogo Piloni.

O primeiro leilão já está agendado para ocorrer em 6 de abril e contempla três terminais para Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o chamado gás de cozinha, no porto de Miramar, em Belém, (PA).

Somados, esses três terminais devem demandar dos vencedores da licitação quase 170 milhões de reais ao longo dos 20 anos de contrato.“Mas a maior parte dos investimentos deve se concentrar nos três primeiros anos”, disse Piloni.

Ele destacou que um dos terminais é“greenfield”, ou seja, terá de ser construído pelo vencedor do leilão.

Ainda este mês o PPI prevê a publicação de outro edital para um leilão que deve ocorrer em junho, somente para terminais“greenfield”, sendo dois em Paranaguá (PR), um para celulose e outro para veículos, e ainda um terminal de celulose em Itaqui (MA), Estado que abriga uma grande fábrica da Suzano Papel e Celulose.

Neste segundo leilão, os investimentos nas três áreas deve chegar a 382 milhões de reais ao longo dos 25 anos de contrato.

Somente o terminal de celulose de Itaqui deve receber aportes de 215 milhões de reais.“Nesse terminal o investidor terá de construir um berço de atracação novo”, explicou.

Para o segundo semestre, os planos são de mais leilões, mas dessa vez focados em terminais de granéis líquidos.“Sendo que 90 por cento deles serão para combustíveis”, explicou Piloni.

Ao todo, o PPI prevê leiloar cinco terminais já existentes para granéis líquidos no porto de Miramar (PA), um a ser construído em Vila do Conde (PA), três já existentes em Cabedelo (PB), um novo em Vitória (ES) e outro existente em Santos (SP).

Somados, os leilões de terminais de granéis líquidos do segundo semestre devem gerar investimentos de cerca de 780 milhões de reais.

Fonte: Reuters via Portos e Navios / Foto: APPA

Artigos Relacionados: Porto de Santos deve ter licitações de terminais e nova gestão da dragagem em 2019 Terminais privados pedem menos barreiras para investimentos a partir do novo governo Portos do Paraná têm recorde de investimentos e obras Exportações e importações até novembro superaram o desempenho de 2017 Temer lança editais da Norte-Sul, 12 aeroportos e 4 terminais portuários Movimento de cargas no Porto de Santos em 2018 mantém recorde e já ultrapassa 110 milhões de tonelad Porto de Imbituba cresce 16% de janeiro a outubro, atrai novas cargas e projeta investimentos Portal Único para importações entra em vigor até o fim do mês Mais agilidade e menos velocidade reduzem as emissões no transporte marítimo Dólar fecha em queda de mais de 1%, negociado a R$ 3,73
investimentos portos terminais portuários leilão

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.