Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Locomotivas ajudam a poluir menos e trazem mais eficiência

Locomotivas ajudam a poluir menos e trazem mais eficiência
30/11/2016

Uma nova frota da Rumo vem ajudando não somente no transporte de cargas, mas também nas emissões de CO² ao meio ambiente. Criadas especialmente para atender o mercado brasileiro, as locomotivas ES43BBi possuem tecnologia de última geração adaptada à bitola métrica, utilizada na maior parte da malha ferroviária brasileira.

Mais eficientes e poluindo menos que outros modelos, elas contam com motor Evolution GEVO-12 que utiliza melhor o combustível e possibilita uma redução de 26% em L/TKB (litros por tonelada bruta transportada) no consumo de diesel em relação às máquinas que fazem o transporte no Paraná. “Reduzindo a emissão de gases da queima de combustível, a ES43BBi polui menos”, afirma a companhia.

Além disso, elas contam com um sistema de tração de corrente alternada que fornece 38% mais capacidade de tração em comparação ao modelo de locomotiva que opera no mesmo trecho, saindo de Maringá ou Londrina com destino a Curitiba e Rio Negro.

Com sistema operacional integrado de forma online à General Eletrics (GE), fabricante das máquinas, o modelo é chamado de locomotiva digital. Essa tecnologia faz um diagnóstico antecipado de anomalias, reduzindo o tempo que a locomotiva fica parada para eventuais diagnósticos.

Segundo Agnaldo Lopes, gerente de engenharia ferroviária, a ES43BBi ficou à frente dos modelos Dash9bb e SD-40 em todos os indicadores de disponibilidade e confiabilidade. “Além do resultado positivo nos indicadores, agora os intervalos de manutenção preventiva são semestrais e permitem um planejamento detalhado na parada da locomotiva em função do sistema integrado de telemetria”.

Atualmente, são 23 novas locomotivas em operação nos trechos que vão de Maringá a Curitiba, e de Londrina à capital ou a Rio Negro. Os trens operados hoje com a ES43BBi são de 105 Vagões com duas locomotivas, enquanto que com outras frotas eram necessárias de três a quatro locomotivas para fazer a mesma viagem.

Fonte: Guia Marítimo