GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Maersk prevê alta para o 2º semestre de 2019

7-03-2019

As expectativas da armadora Maersk Line, líder mundial no transporte de contêineres, para o comércio exterior brasileiro neste ano podem ser resumidas em uma palavra: cautela. Especialistas da empresa projetam crescimento nas operações apenas para o segundo semestre, após o trâmite político das reformas propostas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Estamos cautelosos em relação a 2019. Muita coisa precisa acontecer no Brasil antes que a economia comece a se recuperar. As reformas propostas e o crescimento do emprego precisariam ser implementados antes que o consumo e as importações comecem a crescer novamente nos fundamentos reais”, afirmou o diretor-geral da Maersk para a Costa Leste da América do Sul, Antonio Dominguez.

Para o ano, a Maersk estima que as importações ficarão estáveis. A expectativa é de que o desempenho negativo no primeiro semestre seja equilibrado pelo crescimento do segundo semestre. Mas os volumes positivos não devem ser suficientes para uma marca positiva.

“Por enquanto, as importações só voltarão a subir no segundo trimestre, porque as empresas devem começar a contratar novamente e os varejistas também precisarão reabastecer os estoques esgotados. O Brasil ainda está muito longe de uma recuperação impulsionada pelo consumo”, destacou Dominguez.

Já as exportações devem crescer de forma modesta, mas constante, de 2% a 3% no ano. Isto vai acontecer em meio à falta de equipamentos e navios em oferta. Para que isso mude, investimentos em contêineres, por exemplo, serão necessários. Em 2018, o total de importações e exportações cresceu 4,9%. A previsão inicial da Maersk era de 3,5%.

Final de 2018

Ao contrário do que era esperado, os varejistas não reabasteceram seus estoques no final do ano passado. Isto forçou uma queda de 5% no quarto trimestre. Tradicionalmente, nesse período, os desembarques crescem mais de 15% por conta das compras de Natal. Além disso, em novembro do último ano, Manaus (AM), o centro de montagem de produtos eletrônicos do Brasil, parou de funcionar.

A movimentação de carga refrigerada no país caiu 3% no quarto trimestre do ano passado, segundo levantamento da Maersk. Essas operações forçaram para baixo o resultado das exportações brasileiras. As proteínas continuam a ser um ponto sensível para os embarques nacionais, após uma série de proibições relacionadas à carne bovina e aves locais em toda a Europa e na Rússia.

Na região Norte, o crescimento das exportações de 23% no quarto trimestre foi impulsionado pelas exportações de café e de carga refrigerada, especialmente frutas, como melões. Para o Sul e o Sudeste, as exportações ganharam com a abundante colheita de algodão e madeira, que era um segmento mais fraco em janeiro.

Fonte: A Tribuna

Artigos Relacionados: Certificado de origem digital será exigido nas exportações para a Argentina a partir de abril Governo deve dar soluções distintas para melhorar gestão das docas, avalia ABTP Soluções inovadoras começam a aportar no setor aquaviário brasileiro para auxiliar operações Exportações e importações em alta fazem do Rio segundo maior estado exportador do País Superávit na balança comercial traz fantasma da falta de contêineres Exportações em alta geram superávit comercial de US$ 8,295 bilhões até 2ª semana de março Paranaguá sai na frente em descentralização portuária Dez áreas portuárias serão arrendadas no primeiro semestre Codesp analisa propostas para projeto de novo acesso ao Porto de Santos Brasil teria aumento de US$ 10,5 bi com guerra comercial, prevê agência da ONU
transporte Maersk Contêineres Operações ComércioExterior BlogdaMac MacLogistic

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.