GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

MDIC promove workshop sobre propriedade intelectual no acordo entre Mercosul e União Europeia

28-08-2017

Representantes do governo e da iniciativa privada estiveram reunidos na sede do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), para debater as negociações envolvendo a propriedade intelectual, no âmbito do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.

O secretário de Inovação (SI) do MDIC, Marcos Vinicius de Souza, abriu a rodada de discussões e ressaltou que o tema tem sido um grande desafio para o governo brasileiro. “A questão é desafiadora porque é a primeira negociação sobre propriedade industrial em bloco. Antes, o Brasil só tinha negociado individualmente o assunto com o México. Também existe uma grande assimetria na forma como a propriedade intelectual é tratada pelos países. A União Europeia tem vasta experiência na negociação desse tipo de acordo, com interesses bem definidos e ofensivos. Precisamos estar preparados”, explicou Marcos Vinícius.

Para ajudar na coleta de dados e na análise dos principais pontos em que o Brasil deve avançar internacionalmente na questão da propriedade intelectual, a SI preparou um estudo sobre os ordenamentos jurídicos vigentes tanto no Mercosul, quanto na União Europeia. O estudo, apresentado no Workshop, serviu para acrescentar dados relevantes sobre o assunto e aprofundar a discussão em pontos estratégicos, como desenho industrial, marcas, patentes, transferência de tecnologia e responsabilidade dos provedores de serviços.

Contexto

O governo brasileiro, juntamente com os demais parceiros do Mercosul, retomou em meados de 2016 a negociação do acordo de livre comércio com a União Europeia. Na negociação, consta um capítulo sobre propriedade intelectual, cujo principal interesse europeu está no reconhecimento mútuo de uma lista de indicações geográficas. O possível reconhecimento dessas indicações terá impacto na atividade do setor produtivo brasileiro.

Fonte: MDIC

Foto: MercoPress

Artigos Relacionados: Tribunal de Contas da União cobra maior eficiência nos portos Santos lidera perda de verbas orçamentárias entre os portos Portaria da Secretaria de Patrimônio da União ajudará setor portuário Trocas de contêineres entre países do Brics sobem 1,5% Rússia está entre os países que mais importam e exportam por Paranaguá Transporte ferroviário de cargas cresce 50% entre Santos e Jundiaí durante protestos ANTAQ abre consulta sobre prestação de serviços de movimentação e armazenagem de contêineres União muda regras de seguro de crédito à exportação Antaq realiza audiência pública sobre minutas jurídicas e técnicas da licitação de terminal no Porto Antaq aprova proposta de alteração de resolução sobre THC-2
MDIC promove workshop sobre propriedade intelectual no acordo entre Mercosul e União Europeia

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.