GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

MDIC promove workshop sobre propriedade intelectual no acordo entre Mercosul e União Europeia

28-08-2017

Representantes do governo e da iniciativa privada estiveram reunidos na sede do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), para debater as negociações envolvendo a propriedade intelectual, no âmbito do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia.

O secretário de Inovação (SI) do MDIC, Marcos Vinicius de Souza, abriu a rodada de discussões e ressaltou que o tema tem sido um grande desafio para o governo brasileiro. “A questão é desafiadora porque é a primeira negociação sobre propriedade industrial em bloco. Antes, o Brasil só tinha negociado individualmente o assunto com o México. Também existe uma grande assimetria na forma como a propriedade intelectual é tratada pelos países. A União Europeia tem vasta experiência na negociação desse tipo de acordo, com interesses bem definidos e ofensivos. Precisamos estar preparados”, explicou Marcos Vinícius.

Para ajudar na coleta de dados e na análise dos principais pontos em que o Brasil deve avançar internacionalmente na questão da propriedade intelectual, a SI preparou um estudo sobre os ordenamentos jurídicos vigentes tanto no Mercosul, quanto na União Europeia. O estudo, apresentado no Workshop, serviu para acrescentar dados relevantes sobre o assunto e aprofundar a discussão em pontos estratégicos, como desenho industrial, marcas, patentes, transferência de tecnologia e responsabilidade dos provedores de serviços.

Contexto

O governo brasileiro, juntamente com os demais parceiros do Mercosul, retomou em meados de 2016 a negociação do acordo de livre comércio com a União Europeia. Na negociação, consta um capítulo sobre propriedade intelectual, cujo principal interesse europeu está no reconhecimento mútuo de uma lista de indicações geográficas. O possível reconhecimento dessas indicações terá impacto na atividade do setor produtivo brasileiro.

Fonte: MDIC

Foto: MercoPress

Artigos Relacionados: Comércio do Mercosul cresce 10,3% no 1º tri União define concessão da dragagem como modelo mais seguro e viável "Mercosul está comprometido em atingir um acordo abrangente e equilibrado com a UE" Comissão de Relações Exteriores aprova acordo aduaneiro entre Brasil e China União publica novas regras para procedimentos de cargas em recintos alfandegados Para Transparência Internacional, governança fraca na IMO atrasa ação sobre mudanças climáticas Dólar vai a R$ 3,36 à espera de julgamento de Lula e com tensão entre EUA e China Novas prioridades representam menos de 5% do total concedido pelo FMM na última reunião Acordo Mercosul-Canadá favorece made in Brazil Mercosul negocia área de livre comércio com o Canadá, diz governo
MDIC promove workshop sobre propriedade intelectual no acordo entre Mercosul e União Europeia

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.