Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Mercosul negocia área de livre comércio com o Canadá, diz governo

Mercosul negocia área de livre comércio com o Canadá, diz governo
09/03/2018

Ministros Marcos Jorge de Lima e Aloysio Nunes, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e das Relações Exteriores, estão em Assunção (Paraguai), onde participam da cerimônia de lançamento das negociações do acordo.

O governo brasileiro inicia nesta sexta-feira (9) a negociação de uma área de livre comércio com o Canadá, informou o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Segundo o Executivo, os ministros Marcos Jorge de Lima e Aloysio Nunes, do MDIC e de Relações Exteriores, estarão hoje em Assunção (Paraguai) para a cerimônia de lançamento das negociações do acordo.

Na avaliação do ministro Marcos Jorge, um acordo de livre comércio com o Canadá demonstra o quanto o Mercosul vem trabalhando para uma maior abertura comercial.

“O Canadá é um importante e exigente mercado consumidor. Em 2017, o fluxo comercial entre Brasil e Canadá foi de cerca de US$ 4,5 bilhões, com um superávit para o Brasil de pouco mais de US$ 950 milhões. Esperamos aumento expressivo e a diversificação da nossa pauta exportadora que hoje é bastante concentrada”, disse ele.

O ministro ressaltou que Mercosul e o Canadá negociam um “acordo amplo” que envolve temas como o comércio de bens, serviços, compras governamentais, pequenas e médias empresas, barreiras não tarifárias e propriedade intelectual.

Também participam da cerimônia de lançamento das negociações do acordo os chanceleres Eladio Loizaga (Paraguai), Rodolfo Nin Novoa (Uruguai) e Jorge Faurie (Argentina), informou o MDIC.

Do lado canadense, o ministro François-Philippe Champagne (Comércio Internacional). A primeira rodada negociadora já está marcada para a semana de 19 de março, em Ottawa.

O ministro Marcos Jorge, do MDIC, informou ainda que “considera muito estratégico o momento para o início dessas negociações, que ressalta a determinação do Brasil de maior abertura e participação no comércio internacional”.

“Enquanto alguns atores internacionais [como os Estados Unidos, que anunciaram tarifas para importação de aço brasileiro] se fecham, o Brasil e os sócios do Mercosul têm demonstrado que é fundamental a integração dos nossos mercados às cadeias globais de valor. A negociação de novos acordos, como este com o Canadá, é um importante caminho”, concluiu.

O governo brasileiro também vem negociando com a Zona do Euro um acordo de livre comércio, processo que se arrasta há mais de 15 anos. Recentemente, os negociadores informaram que vão continuar a tentar, em 2018, chegar a um acordo de livre-comércio, após as reuniões em Buenos Aires.

Fonte: G1