GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Número de multas de transporte de carga sobe 29% em 2018, mas arrecadação cai

31-07-2018

O total de multas de transportes de carga no país cresceu 28,7% nos seis primeiros meses de 2018, na comparação com o primeiro semestre do ano passado, segundo a ANTT (agência reguladora). A arrecadação, porém, caiu 12% no período.

O aumento do volume de autos, segundo o órgão, é reflexo da maior fiscalização eletrônica, com a instalação de mais sensores em locais de grande movimentação de caminhões neste ano.

Em dezembro, eram 39 pontos em rodovias. Agora, são 44, e a agência afirma que chegará aos 55 até o fim de agosto.

“Usamos sensores e câmeras posicionadas nas maiores vias de acesso ao país. O sistema é conectado ao banco de dados da ANTT e verifica em tempo real a situação de placas”, diz o gerente de fiscalização, Maurício Ameomo.

Outra medida é a colocação de chips eletrônicos em caminhões. O serviço de fiscalização tradicional, que ocorre por meio de blitze, continua.

A queda nos recursos arrecadados é parcialmente explicada pela paralisação dos caminhoneiros em maio, segundo Ameomo.

“As principais vias ficaram travadas por duas semanas, o que influenciou o dado. Tivemos também, contudo, um aumento no número de penalidades menos graves, o que afeta o resultado final”, afirma.

“Houve, ainda, queda nas infrações de transporte internacional no início do ano devido a um trabalho nas regiões de fronteira para alertar transportadoras sobre os principais motivos de autuações.”

Transportar carga com registro cassado ou vencido, evadir ou tentar burlar a fiscalização e prestar serviços sem a documentação exigida estão entre as principais irregularidades cometidas pelos motoristas, de acordo com a ANTT.

Fonte: Folha de S. Paulo via BrazilModal

Artigos Relacionados: Dólar fecha quase estável ante real nesta 6ª, mas tem maior mensal desde agosto de 2018 Transporte de longo curso cresce 2,25% e cabotagem 2,98% no Brasil Porto do Rio Grande obteve recorde histórico em 2018 Porto de Itajaí fecha 2018 dobrando sua movimentação de toneladas em dezembro Porto de Santos bate recorde de movimentação de cargas em 2018 com 131,5 milhões de toneladas Exportações crescem 9,6% em 2018 e atingem maior valor dos últimos 5 anos: US$ 239,5 bilhões Porto bate recordes de movimentação de cargas Terminais privados fecham trimestre com 5,7% a mais de cargas movimentadas Dólar sobe e vai a R$ 3,93 na reabertura dos mercados Prefeitura de São Paulo vai proibir circulação de caminhões de carga de passagem pela cidade
cargas Transportes multas ANNTT TransportedeCarga

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 8º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São Paulo sob o número 1483284.