GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

O fator humano no mercado logístico

27-02-2015

Por Angela Christofoletti

Dada sua característica principal, vencer distâncias, o mercado logístico é mais associado a recursos físicos, seja de equipamentos, como caminhões, guindastes contêineres, seja de infraestrutura, rodovias, ferrovias, pontes, portos, etc. Embora eles sejam fundamentais, de nada adiantam sem a inteligência e operação humanas (cuja criatividade justamente supera obstáculos).

Em outras palavras, mesmo no mercado logístico (a semelhança de outros serviços) o fator humano é fundamental para o sucesso do negócio. Isso até pode parecer óbvio, mas ainda são comuns longas jornadas, baixa sistematização e formalização do setor e até um certo descrédito por não ser uma atividade fim.

Mas precisamos ter em mente que o colaborador é o cartão de visita da Empresa e está em contato com o cliente final o tempo todo. Podemos dizer também que serviço é um sentimento, então, a depender do nível de atendimento que o cliente recebe, seja ele mágico, trágico ou apático, o cliente constrói a imagem da Companhia e a dissemina.

O sucesso de uma Empresa está diretamente ligado à visão de que pessoas, processos, tecnologia e ambiente devem estar devidamente equalizados, o que faz com que esta conquiste e fidelize clientes o tempo todo.

O fato de não haver interesse ou mesmo preocupação com gente, faz com que o potencial de geração de negócios não seja efetivado em seu nível máximo. As pessoas precisam saber que são importantes, precisam ser reconhecidas e valorizadas e desafiadas por um time de líderes competente, devidamente preparado para tal questão.

Encontramos hoje Corporações esvaziadas de comprometimento, onde as pessoas mecanicamente cumprem suas tarefas, sem interesse algum em oferecer o seu melhor. Habitualmente lideradas por profissionais cujo conceito de resultado se mostra bastante equivocado.

Costumo questionar líderes em reuniões e treinamentos quanto ao entendimento de gente no negócio, e são inúmeras às vezes em que as respostas se mostram invertidas. Costumo responder que “quem faz ou não faz resultados…é gente” e não são poucas as vezes em que a discussão trava neste ponto, por falta de argumentos.

Obvio que há necessidade de uma infinidade de outros recursos para que a Empresa se sustente, mas compreender que gente é quem entrega ou não resultados é fundamental, ainda mais no mercado logístico, cujas máquinas, na grande maioria das vezes, são dirigidas por pessoas. São elas também que passam por situações de estresse e que devem contorna-las. Nesta hora, o melhor equipamento de nada serve, pois não pode interagir com o cliente e outros envolvidos.

Logo, as ações de Recursos Humanos, que oportunizem melhoria no clima organizacional e no nível de engajamento de seus colaboradores, acabam invariavelmente redundando em ganhos de imagem junto ao mercado e consequentemente em melhores resultados para a Corporação.

Importante também ressaltar que todas as rotinas de Recursos Humanos da Empresa devem estar descritas em formato de procedimentos, cuja metodologia utilizada é semelhante a que se adota em processos de certificações internacionais. Desta forma, garantimos que todo conhecimentos e “modus operandi” se mantém devidamente atualizado, documentado e na Empresa, e ainda que todos desenvolverão as rotinas de forma padronizada.

O processo de padronização também se estende por diversas áreas da Companhia, bem como esta possui seus processos devidamente mapeados, através de ações desenvolvidas pela área de Qualidade e Gestão da Empresa. A garantia de atuação padronizada, no desenvolvimento de rotinas, garante ao cliente o padrão de excelência em operação e atendimento.

A busca incessante por satisfação e clima positivo de trabalho, inspira os colaboradores e faz com que estes sintam orgulho em pertencer, o que naturalmente reflete nos resultados da Empresa.

Quer vencer distâncias? Use todos os modais, mas o motor principal sempre será o fator humano.

* Angela Christofoletti é consultora organizacional da MAC Logistic.

Artigos Relacionados: Mercado sobe previsão de inflação e prevê alta menor do PIB em 2018 Mercado vê inflação menor e reduz previsão para alta do PIB em 2018 ANTT lança rede inteligente de mapeamento logístico Devolução de mercadoria ao exterior após o registro de DI tem novas orientações Mercado prevê que BC fará novo corte e que juros devem baixar a 6,50% ao ano Mercado reduz estimativa de inflação para 2018 e prevê PIB maior China abre seu mercado de 1,3 bilhão de consumidores para o mundo Mercado financeiro revisa estimativa de alta do PIB para 2018 Mercado espera Selic abaixo de 7% em 2018 e eleva previsão para o PIB Nova geração de navios interliga mercado brasileiro à Ásia pelo Canal do Panamá
O fator humano no mercado logístico

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.