Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

O que atrapalha o comércio exterior no Brasil?

O que atrapalha o comércio exterior no Brasil?
04/12/2015

O bom desempenho em certos casos, nem sempre significa, necessariamente, que as empresas brasileiras estejam em “sua melhor forma” quando o assunto é Comércio Exterior.

É que mostra um relatório elaborado pela Thomson Reuters em parceria com a KPMG. Os dados mostram que 70% das empresas para ganhar fôlego e aumentar sua competitividade em seus processos de exportação poderiam se otimizar no que se refere a gestão de suas operações.

De acordo com o levantamento, o processo de gestão das operações de importação e exportação é complexo e, para 2/3 dos respondentes da pesquisa, deve se tornar ainda mais complicado nos próximos 3 a 5 anos.

Também foram mencionados como desafios importantes a interpretação de regras em diferentes países, a mudança de exigências junto a instituições públicas locais e a necessidade de lidar com processos antiquados.

A burocracia, inevitavelmente, é um complicador do comércio exterior. Segundo os entrevistados, os processos que consomem mais tempo e recursos são documentação e licenciamento de importação, a gestão de despachantes aduaneiros e a classificação de importação de produtos. Estes processos também são vistos como atividades que criam os maiores riscos de multas ou elevados custos operacionais.

Fonte: Guia Marítimo

 leia mais