GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

OMC: Comércio mundial se recupera e deve crescer 3,6% neste ano

17-10-2017

O comércio global deverá se recuperar neste ano e atingir um aumento de 3,6%, prevê a Organização Mundial do Comércio (OMC). A recuperação é considerada como substancial pela organização, já que, em 2016, o crescimento foi de apenas 1,3%.

A demanda das importações está particularmente grande na China, nos Estados Unidos e na União Europeia, diz o texto assinado pelo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevedo, que foi entregue neste sábado, ao o Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC, na sigla em inglês) do FMI. "Os ciclos econômicos se tornaram mais sincronizados no mundo, resultando em efeitos que reforçam a demanda de bens comercializáveis", informou.

A expectativa da OMC é muito próxima da previsão de crescimento da economia global feita pelo FMI para 2017: 3,6%. Na década passada, porém, a previsão ficava cerca de dois pontos percentuais acima das estimativas para o PIB global. A mudança ocorreu pela alteração dos modelos econômicos, particularmente na Ásia, que passou de um sistema de comércio intensivo para outro baseado no consumo. Essa proporção deve retornar à diferença de 1,4 ponto, prevê a OMC.

Apesar da melhora nas perspectivas do comércio global, a organização alertou para eventuais riscos, como um aperto na política monetária em países desenvolvidos e a expansão fiscal nas grandes economias emergentes. A retórica protecionista também foi apontada como uma ameaça, mas apenas se ela se traduzir em ações restritivas efetivas. "O sistema multilateral de comércio está atuando bem", resumiu Azevedo.

De acordo com os dados da OMC, a insegurança econômica sentida por cidadãos de classe média em alguns países deve ser respondida. É preciso ajudar os trabalhadores a se ajustar às mudanças na economia, principalmente às transformações na tecnologia.

O FMI e o Banco Mundial realizam nesta semana a sua reunião anual, em Washington.

Fonte: Valor via Portos e Navios

Artigos Relacionados: Marcos Pereira assina protocolo para a realização do Fórum Econômico Mundial em SP Porto de Santos recupera calado máximo no Trecho 1 Mundo deve 'agarrar oportunidade' de recuperação global, diz diretora do FMI Proposta da UE para etanol deve ficar aquém da aceitável, diz Unica sobre acordo com Mercosul Complexo Portuário de Itajaí está em 114º lugar e cresce no ranking mundial de cargas conteinerizada Mercado financeiro prevê, pela 1ª vez, inflação abaixo de 3% neste ano Brasil e Paraguai buscam impulsionar integração produtiva e aumentar corrente de comércio Grandes armadores devem concentrar 90% do mercado em 2026, aponta consultor Brasil precisa aumentar abertura ao comércio internacional de serviços para ficar mais competitivo Suspensão do Mercosul não afeta comércio da Venezuela, dizem entidades do país
economia omc comercio Global

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.