GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Pedidos de atracação de navios no Porto passam a ser totalmente eletrônicos

10-12-2018

Os pedidos de atracação de navios no Porto de Santos, feitos pelas agências de navegação por meio do sistema Porto Sem Papel (PSP), passarão a ser totalmente eletrônicos a partir desta segunda-feira (10). Atualmente, os processos incluem, além da inserção eletrônica das informações, o envio da lista de mercadorias perigosas em papel à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a autoridade portuária de Santos.

A medida foi anunciada pela estatal na última sexta-feira (7). A mudança eliminará a tramitação de cerca de 1,8 milhão de impressos por ano e “agilizará o fluxo de informações para atracações no complexo portuário santista”, explicou a companhia, que ainda destaca uma economia de aproximadamente R$ 90 mil por ano com a modificação.

De acordo com o diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque, a iniciativa da Codesp vai ao encontro das expectativas das agências marítimas, pois “elimina trocas de informações não otimizadas, excesso burocrático, reduz o tempo e custo de realização dos procedimentos e permite o funcionamento do PSP em sua plenitude, proporcionando evolução na logística do Porto”.

O Porto Sem Papel é um projeto que visa automatizar a prestação de informações necessárias à estadia de embarcações nos portos públicos brasileiros. Com ele, as agências prestam as informações aos órgãos intervenientes – Codesp, Vigilância Sanitária, Polícia Federal, Vigilância Agropecuária, Capitania dos Portos e Alfândega –, por meio do preenchimento do Documento Único Virtual (DUV) do sistema.

Fonte: A Tribuna

Foto: Carlos Nogueira

Artigos Relacionados: Obra de dragagem do Porto de Rio Grande avança e chega 65% de conclusão Porto de Santos crescerá 110% até 2060, diz estudo Tempo de espera dos navios nos Portos do Paraná diminui 46% Dragagem do canal de navegação do Porto de Santos corre risco de paralisação Movimentação no Porto cresce 3,7% em fevereiro Portos de Itajaí e Navegantes movimentam US$ 2,4 bilhões no primeiro bimestre de 2019 Portos brasileiros vão crescer 3,5% em 2019 Porto de Suape ainda mais competitivo Mulheres ocupam cargos de liderança no Porto de Santos Codesp analisa propostas para projeto de novo acesso ao Porto de Santos
navios Sistema navegação BlogdaMac PortodeSantos MacLogistic PortoSemPapel

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 8º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São Paulo sob o número 1483284.