Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Plataforma integra e analisa dados do setor de transporte do país

Plataforma integra e analisa dados do setor de transporte do país
03/08/2018

Diagnosticar, analisar e projetar a infraestrutura de transporte brasileira. Esses são os objetivos da Plataforma de Infraestrutura e Logística de Transportes (Pilt), desenvolvida pelo Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral. A ferramenta usa o conceito de big data analytics (análise de dados) para, por meio de supercomputadores, trabalhar com informações de bancos de dados de vários órgãos.

“Se um candidato promete duplicar uma determinada estrada, temos condições de saber exatamente o impacto do projeto em termos de competitividade”, explicou Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral.

Entre os órgãos que abastecem a plataforma com informações estão a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes. Segundo a Fundação Dom Cabral, trata-se do sistema com a maior quantidade de dados sobre a infraestrutura de transporte em todo o país.

A ideia é, por meio da plataforma, estimular a reflexão sobre a infraestrutura de transporte no Brasil e fomentar projetos realmente significativos. Resende destaca o rigor técnico aplicado nas análises e a imparcialidade dos resultados obtidos. “Não há relações com partidos, legendas e grupos de interesse”, afirmou.

O coordenador da Fundação Dom Cabral ressalta que esses dados estão abertos à sociedade e qualquer pessoa pode acessar a plataforma. ” Nosso compromisso é com a melhoria da infraestrutura brasileira. O objetivo é estimular investimentos, e investimentos de qualidade”, disse.

Fonte: Valor via Portos e Navios