Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Por trás das cortinas desse espetáculo chamado Brasil

Por trás das cortinas desse espetáculo chamado Brasil
08/06/2018

Quando a Logística parou um país

*Everaldo Barros

Supermercados vazios, hospitais sem medicamentos, profissionais sem acesso ao trabalho, indústrias sem abastecimento, postos sem combustíveis, entre tantas outras necessidades. Esse foi o cenário que tivemos nas últimas semanas por conta da crise do combustível gerada pela paralisação dos caminhoneiros.

A cadeia de abastecimento ou supply chain passa despercebida no dia a dia, mas é justamente ela que faz com que um país funcione. Isso não chega a ser uma descoberta, porém, grande parte da população brasileira não tinha dimensão de como seu cotidiano poderia ser afetado até os últimos eventos.

A logística é o início e fim de qualquer processo comercial, seja ele da indústria ou do comércio, tudo transpassa pela questão logística. Esta que costumava ser uma personagem coadjuvante, tornou-se rapidamente uma verdadeira protagonista, que entrou em cena com mais força após a paralisação do Brasil.

Alguns exemplos podem deixar essa percepção ainda mais clara para todos nós, já que uma indústria sem a matéria-prima não poderá processar o seu produto, ou seja, não existe um produto se não houver a matéria-prima. Este é o início auxiliado pela logística.

Vou pular toda a etapa logística de armazenamento, controle e colocação dos insumos nas linhas de produção para evitar discorrer essa história real em um nível muito detalhado.

Pois bem, a indústria produziu seu produto, que agora precisa ser entregue ao cliente final ou a um distribuidor e assim por diante, novamente a logística se faz fundamental.

Todo o agronegócio depende da logística. Não seria possível plantar sem a entrega dos fertilizantes, adubos e demais substâncias utilizadas em toda a cadeia do agronegócio, já que sem os itens necessários para realizar toda a preparação do solo, controle de pragas ou mesmo dos alimentos que engordam animais para abate, não haveria tal produção.

Desnecessário dizer da importância da etapa de entregas, pois muitos produtos do agronegócio são perecíveis, logo, sem a logística muitos produtos simplesmente se perdem.

Um hospital ou um laboratório, sem todos os equipamentos médicos necessários devidamente alocados para os trabalhos que ali se realizam, é apenas um edifício como qualquer outro. A logística faz com que estes locais sejam aparelhados, muitas vezes com operações logísticas que unem continentes, garantindo que equipamentos de última geração estejam à sua disposição.

Para um perfeito funcionamento dos locais mencionados, se faz necessária constante reposição de diversos tipos de suprimentos. Agrega-se a isto todo o lixo hospitalar que necessita ser recolhido rigorosamente dentro de padrões que garantem o descarte de maneira segura.

Todos os produtos do comércio, lojas, atacadistas e revendedores de todos os segmentos que possamos enumerar, dependem sumariamente de uma operação logística para manter suas operações. Não existiriam lojas sem produtos, me refiro à logística que faz estas redes operarem.

Nas lojas, atacadistas e revendedores existe a logística reversa. Toda mercadoria que não foi vendida será revendida a terceiros, ou retornará para centros de distribuições.

Sabe aquela compra que você realiza online? Pois bem, todas elas são pautadas em produtos alocados em centros de distribuição, e que foram devidamente abastecidos pela logística.

E o que dizer da entrega do produto comprado online? Sem a logística, ele também não chega a você.

Como você pode observar, a cadeia de abastecimento logístico corrobora para o funcionamento das nossas vidas. Tudo que temos, adquirimos ou manuseamos, de alguma maneira teve o envolvimento de uma etapa logística.

O Brasil possui vários desafios logísticos. Transportadores e motoristas são vítimas de diversos problemas. Além dos abusivos impostos, operam em ambiente hostil, uma vez que ocupamos a incômoda posição do 6° país onde mais ocorrem roubos de cargas no mundo (Fonte: Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística – NTC), à frente apenas de países como Síria, Líbia, entre outros em constante ambientes de guerra.

Mas deixemos as dificuldades de lado, pois eu gosto mesmo é de ver o lado positivo e seguir em frente, afinal, não poderíamos esperar nada menos do que um futuro mágico para um setor que move tantos outros setores.

Por trás das cortinas desse espetáculo que é o nosso país, estão pessoas incríveis e processos inteligentes que fazem todos os setores caminharem, com a logística sempre auxiliando o início e o fim dos ciclos produtivos. É uma personagem essencial que contribui para o desenvolvimento do país, nos ajuda a realizar sonhos e impacta em todas as áreas de nossas vidas. O lugar que você está agora, os objetos ao seu redor, o celular ou computador por onde lê este artigo: tudo isso é logística.

Os acontecimentos dos últimos dias foram uma verdadeira parada respiratória no país, e é por isso que eu, que faço parte do backstage, resolvi aparecer de forma tão ativa. A todos vocês que não me conheciam, sinto pelos transtornos causados e pela forma como fomos apresentados. De qualquer forma, MUITO PRAZER, EU SOU A CADEIA DE ABASTECIMENTO!

* Everaldo Barros é CEO da MAC Logistic, empresa especializada em logística integrada e carga projeto.