GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Portal Único: etapas de exportação devem ser concluídas no início do próximo semestre

22-05-2018

A facilitação do comércio tem sido o foco das ações que o governo federal tem promovido para as operações de exportação e importação. A aposta na desburocratização e no ganho de tempo é o Portal Único de Comércio Exterior, que contempla grande parte das etapas dos processos de exportação concluídas e até o início de julho estará em condição de viabilizar o desligamento do atual sistema de registros das operações, via Siscomex.

A previsão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços é que a partir de 2 de julho sejam desativados os códigos atuais de enquadramento de novos registros e que, em setembro, ocorra o desligamento do Sistema RE-Hod e DE-WEB para os novos registros.

Vale lembrar que, em função da revisão aduaneira, o atual sistema ficará disponível para consultas por um período e, no médio prazo, será estudado um meio para manter as pesquisas necessárias com uma alternativa mais viável economicamente.

Durante o seminário Operações de Comércio Exterior, no último dia 18, foram apresentados os avanços obtidos no Portal Único e sinalizadas as novas fases, que inclui ainda a integração dos Correios com o sistema, o que também deve ocorrer em breve. Segundo o analista do Departamento de Competitividade no Comércio Exterior, Samuel Meireles Dias e Sousa, no próximo semestre, as operações de financiamento, que envolvem a integração do Banco do Brasil e do BNDES com o novo sistema, serão disponibilizadas via Portal Único.

Para o secretário de Comércio Exterior do MDIC, Abrão Miguel Árabe Neto, o Acordo de Facilitação de Comércio é o instrumento com grande potencial para trazer ganhos para as operações. No caso brasileiro, estima-se a redução de 14,5% nos custos pela eliminação da burocracia. Além disso, ele defende que a facilitação do comércio pode ser o "melhor amigo" de micro, pequenas e médias empresas que, muitas vezes, não conseguem entrar no mercado externo pelas complexidades com que se deparam.

Fonte: Aduaneiras

Artigos Relacionados: Receita Federal publica norma que reduz uso de formulários nos despachos de exportação Obra vai triplicar capacidade de exportação do Porto de Paranaguá Portal Único para importações entra em vigor até o fim do mês Overbooking" afeta exportação em contêineres do Brasil no 2º semestre, diz Maersk Exportação cai 14,2% e balança comercial tem saldo de U$ 441 milhões na 4ª. semana de agosto Porto de Santos terá calado dinâmico no próximo ano Balança comercial registra superávit de US$ 30 bi no primeiro semestre deste ano União muda regras de seguro de crédito à exportação Despachantes Aduaneiros devem ficar atentos a cadastros obrigatórios a partir de 22 de abril Importação avança mais que exportação
exportacao comércio exterior importação Siscomex Portal Único

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.