GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Porto de Santos terá centro de pesquisas

2-06-2016

O Porto de Santos contará com um centro de pesquisas para estudar o complexo marítimo e que reunirá universitários da região. Para isso, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do cais santista e a responsável pela futura unidade de estudos, pretende firmar parcerias com as instituições de ensino da Baixada Santista.

Uma primeira parceria já foi oficializada entre a Codesp e a Universidade Católica de Santos (UniSantos) no mês passado. A medida permite que os alunos da entidade de ensino utilizem a instalação em seus trabalhos. 

O futuro centro de pesquisas será construído em um dos antigos armazéns do Porto, sob a orientação de pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). São os mesmos estudiosos que foram contratados pela Autoridade Portuária para avaliar até que profundidade a dragagem deve ser feita e seus reflexos nas praias da região. 

“Os alunos serão muito bem-vindos e estão contemplados em um documento que assinamos com a UniSantos. E assim que essas instalações (do centro de pesquisa) estiverem concluídas, nós teremos um acerto, uma cooperação entre as várias universidades. Será feito um cronograma de trabalho para que haja sincronia dos interesses, dos projetos comuns e dos experimentos. É um laboratório. É pra lá que a gente tem que ir para aprender”, destacou o diretor-presidente da Codesp, José Alex Oliva. 

Segundo o executivo, esse centro terá um modelo físico em escala do complexo marítimo. Para isso, deverá ter 2,5 mil metros quadrados de área. 

O local para a implantação do centro de pesquisa ainda não foi escolhido pelos especialistas que estudam o Porto de Santos. Mas a expectativa de Oliva é de que tudo esteja concluído até o final do ano. 

“Os alunos podem vir com ideias novas, trazer sugestões de fora porque o olhar de fora enxerga mais do que quem está dentro. Podemos crescer juntos. Teremos muito trabalho de pesquisa para inovar, criar e fazer diferente”, destacou o presidente.

A unidade de pesquisa do Porto de Santos também contará com um auditório e sala de estudos. Sobre o modelo em escala do complexo marítimo, ele reproduzirá condições físicas semelhantes às do Estuário de Santos, como as variações de maré, correntezas e ondas.

Para isso, será utilizado um batedor de onda, além de equipamentos adotados em levantamentos de profundidade e para testes de resistência em atracadouros e cabeços. “Vamos poder exercitar o aprendizado e melhorar o desempenho do Porto. Será uma obra de detalhes, que exige mão de obra qualificada dos professores dos centros de pesquisa”. 

Para a construção do laboratório, será necessário um aditivo ao contrato firmado com a USP para as pesquisas sobre a dragagem. O documento original prevê a implantação de um modelo reduzido na Cidade Universitária, na Capital, onde ficamos simuladores computacionais necessários aos estudos, os especialistas que os utilizam e os bancos de dados. Agora, o plano é que toda a estrutura seja construída também em Santos e sirva de legado para as próximas gerações. O objetivo é que ela se torne o embrião de um futuro centro de pesquisas.

Estudos

A respeito dos estudos da USP sobre os impacto da dragagem, algumas conclusões já foram divulgadas. Um deles é que a restrição ao alargamento do canal de navegação do Porto de Santos, proposta pelo Ministério Público como uma forma para evitar a erosão na Ponta da Praia, trará prejuízos às operações e poderá causar a falência do Porto de Santos. 

E uma pesquisa elaborada por Paolo Alfredini, professor da Escola Politécnica e um dos maiores especialistas em Engenharia Portuária do Brasil, aponta que apenas 4% da erosão na Ponta da Praia é causada pela dragagem do Porto. Os outros 96% se referem à fatores sem relação com o complexo. 

Fonte: A Tribuna Santos via Brasil Comex

Artigos Relacionados: Movimentação dos portos e terminais cresce 1% e atinge 276,8 milhões de toneladas no 2º Trimestre Em relatório, TCU aponta ineficiência no Porto de Santos Porto de Santos terá calado dinâmico no próximo ano Codesp nega desconto em tarifas do Porto de Santos Movimentação de cargas cresce em Santos e atinge novo recorde Governo deixa de investir R$ 14,3 bilhões em portos do País Brasil precisa investir R$ 25 bilhões em portos até 2040, informa estudo da CAF Porto de Santos amplia calado para 13,5 metros Porto se prepara para navios de 366 metros Consórcio contratado pelo Ministério inicia obras de dragagem em Santos
Porto de Santos terá centro de pesquisas

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.