Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Porto Itapoá completa cinco anos de operação

Porto Itapoá completa cinco anos de operação
16/06/2016

O terminal comemora com a posição entre os maiores e mais eficientes do país. Localizado no litoral norte catarinense, Itapoá é hoje o sexto maior terminal brasileiro em movimentação de containers, de acordo com dados da ANTAq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

Com localização privilegiada, próximo a grandes centros produtores, como Curitiba e Joinville, e servido por uma malha rodoviária que lhe garante um importante diferencial logístico, o porto tem como acionistas a Portinvest (Grupo Batistella e a Logz Logística Brasil S/A) e a Aliança Navegação e Logística.

Em 2015, Itapoá registrou aumento de 14,50% no volume de cargas, com um total de 548.463 Teus movimentados, contra 478.982 Teus em 2014. Um projeto de expansão do terminal está em andamento, dependendo ainda do licenciamento ambiental final, o que deve ocorrer ainda em 2016. Pelo projeto de expansão, o porto terá capacidade para movimentar 2 milhões de Teus por ano.

Em 2015, o terminal recebeu dois novos portêineres com 65 metros de lança, 10 a mais do que os atuais. O maior alcance permite ao Terminal operar os navios de grande porte, com largura entre 50 e 60 metros, que já operam em outros continentes, mas ainda não escalam no Brasil. O terminal também recebeu mais seis RTGs (RubbyTiredGantry) para movimentação de containers no pátio, implantando pesagem das cargas no próprio levante do RTG, o que agiliza os procedimentos.

Em setembro, o terminal bateu o seu recorde de produtividade, alcançando 145,7 MPH (movimentos por hora) e 37 movimentos por equipamento (portêiner), o que o colocou entre os terminais portuários mais eficientes do País. Pelo critério de produtividade (MPH), Itapoá também ganha lugar entre os mais ágeis do planeta, à frente inclusive de portos renomados como Cingapura, Hong Kong, Roterdã e Hamburgo.

Fonte: Guia Marítimo