GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Primeiro balanço do VTMIS no Porto de Vitória é positivo

5-01-2018

Após o período de implantação, em setembro de 2017, a Coordenação de Gestão do Sistema de Gerenciamento do Tráfego de Embarcações (VTMIS) da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) divulga o primeiro balanço dos últimos três meses do ano. A avaliação é positiva. O Porto de Vitória é o primeiro porto público a operar com o VTMIS.

De outubro a dezembro de 2017 o VTMIS prestou assistência aos navios, evitando acidentes marítimos; acionou os órgãos responsáveis por auxílio; transmitiu informações de tráfego aos comandantes para controle de situações e atendeu pedidos de socorro às embarcações próximas dos fatos ocorridos.

Com a atuação rápida e eficiente foram evitadas perdas de vidas humanas no mar e houve o incremento da segurança da navegação na área de responsabilidade. Sobre os incidentes, o sistema registrou e pediu auxílio para os casos de falhas nos motores de embarcações de pesca e de uma embarcação Valemax.

Somando todas as ações de controle do tráfego marítimo na área de abrangência do VTMIS foram mais de 38 mil registros, nos últimos três meses de 2017. Foram situações de atracação e desatracação de navios, fundeio e outras movimentações.

O que é?

O VTMIS, sigla em inglês para Vessel Traffic Management Information System, tem como função a melhoria na eficiência da movimentação de cargas, utilização dos recursos e infraestrutura do Porto de Vitória, além da organização do tráfego aquaviário na área de fundeio e no canal de acesso.

O sistema também visa a segurança da navegação e  proteção do meio ambiente nas áreas de intensa movimentação de embarcações ou riscos de acidente. O sistema está sob a responsabilidade do Capitão de Mar e Guerra da reserva, que responde pela Coordenação de VTS do Porto de Vitória, Agostinho Sobral.

Fonte: Coordenação de Comunicação da Codesa via Portos e Navios
Foto: Codesa - Companhia Docas do Espí­rito Santo 

Artigos Relacionados: Porto Itapoá cresceu 25% nas importações e 10% nas exportações em 2017 Balança comercial tem saldo positivo na 1ª semana de 2018 Porto de Santos suspende operações de transporte de animais vivos Porto do Pecém movimenta 15,8 mil toneladas e fecha o ano com crescimento 41% Primeira torre de monitoramento está pronta para operar no Porto de Santos Falta de combustível prejudica navios no Porto de Santos Retomada das operações dos berços 01 e 03 triplica capacidade de carga do Porto de Itajaí Temer nomeia novos diretores na Secretaria de Portos Ecoporto vai investir R$ 14,5 mi em contrapartidas na cidade de Santos Movimentação de cargas no Porto do Rio de Janeiro cresce 12,5%
porto Sistema VTMIS Espírito Santo Gestão

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.