GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

​Projeto reduz multa na falta de licença à importação

30-09-2016

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4917/16, do deputado Carlos Bezerra (PMDB/MT), que diminui a multa por falta de licenciamento de importação. Pelo texto, a cobrança passa de 30% para 10% do valor da mercadoria.

A medida é válida para os casos em que o importador não apresenta a licença, mas pode comprovar o pagamento de todos os encargos financeiros ou cambiais exigidos por lei.

Para o autor, a penalidade atual é "excessivamente alta e desproporcional à infração".

Ainda assim, ele defende a manutenção da multa para os produtos que ainda exigem licenciamento prévio. "A falta de cobrança tornaria inócua e inviabilizaria o controle por parte do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), reforçou.

A proposta altera as normas sobre o Imposto de Importação (II) (Decreto-Lei nº 37/66).

Tramitação

A proposta será analisada de forma conclusiva pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara Notícias via Aduaneiras

Artigos Relacionados: TCU vê falta de estímulo à cabotagem Despachantes Aduaneiros debatem adoção da Declaração Única de Importação Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo atinge 44% de market share de importação Nova fórmula reduz fretes para os grãos Governo vai fazer corte gradual de 10% em tarifas de importação, diz Guedes Ministro afirma que faltam recursos para Infraestrutura e defende concessões Superávit na balança comercial traz fantasma da falta de contêineres Receita Federal publica norma que reduz uso de formulários nos despachos de exportação Mais agilidade e menos velocidade reduzem as emissões no transporte marítimo Projeto-piloto do Novo Processo de Importação entra em operação
​Projeto reduz multa na falta de licença à importação

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 8º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de São Paulo sob o número 1483284.