GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Proposta da UE para etanol deve ficar aquém da aceitável, diz Unica sobre acordo com Mercosul

O setor sucroenergético brasileiro “tem grandes expectativas” de que o etanol entre na pauta de discussões entre Mercosul e União Europeia (UE) já na próxima semana, embora com uma proposta aquém da “aceitável”, disse a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), em nota.

Uma oferta agrícola deverá ser entregue pela UE ao Brasil na semana que vem, durante reunião em Brasília para se discutir uma maior abertura comercial entre as partes.

Entretanto, países liderados por França e Irlanda propuseram adiar a oferta, o que coloca em xeque a possibilidade de um acordo político entre os blocos até o fim do ano, como quer o Mercosul. [nL2N1MA0I7]

“Há informações de que a proposta que a UE vai trazer na bagagem para as negociações da próxima semana no Brasil será de uma cota de 600 mil toneladas (de etanol), das quais 400 mil para fins industriais, o que consideramos muito aquém do aceitável”, disse, no comunicado, o diretor-executivo da entidade, Eduardo Leão.

Ele lembrou que o produto estava na oferta feita originalmente em 2004, com um volume da ordem de 1 milhão de toneladas, e disse que o setor defende a liberação total do produto para fins industriais.

No caso do açúcar, que deve ser discutido em rodadas posteriores, “é fundamental que a tarifa intra-quota seja zerada”, afirmou Leão.

Atualmente, as cotas destinadas ao Brasil sofrem uma tarifa de 98 euros por tonelada do produto e, com a liberação das cotas de produção de açúcar para indústria europeia prevista para o próximo mês de outubro, a tendência é de que as necessidades de importações europeias se reduzam substancialmente, segundo a Unica.

“Nesse novo cenário, se essa tarifa intra-quota brasileira descabida permanecer, isto significará a completa saída do açúcar brasileiro naquele mercado. Seria um resultado desastroso para as negociações”, concluiu Leão.

Fonte: Reuters

Artigos Relacionados: Propostas para ressarcir Lei Kandir preveem tributo e ampliação de prazo Vendas para Argentina superam nível de 2016 11º Seminário sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente Marinho Governo cria sistema para identificar barreiras comerciais às exportações Marcos Pereira assina protocolo para a realização do Fórum Econômico Mundial em SP Laboratório de Competitividade vai apontar caminhos para o desenvolvimento da economia nacional Suape completa 39 anos de história com os olhos voltados para o futuro Multas do setor de fertilizantes cai mais de 70% em Paranaguá Maggi assina protocolo para agilizar importação de insumos agropecuários Em nono corte seguido, BC reduz juro para 7,5% ao ano, perto do piso histórico
Proposta da UE para etanol deve ficar aquém da aceitável diz Unica sobre acordo com Mercosul

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.