GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Seminário vai debater reflexo do AFC nos portos

4-05-2018

A necessidade de atendimento às demandas futuras do mercado global e à modernização dos processos do comércio exterior está entre os temas de um evento promovido pela Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) na próxima quarta-feira (09)  . A intenção é reunir autoridades e empresários dos setores portuário e de logística para debater a questão. 

O seminário “Acordo de Facilitação do Comércio Mundial – cooperação entre os órgãos anuentes e reflexos ao fluxo logístico do comércio exterior nos portos brasileiros” será realizado no auditório do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos (SDAS).

De acordo com a Abtra, o Acordo de Facilitação do Comércio (AFC) prevê maior transparência e celeridade à relação entre governos e operadores, além do aperfeiçoamento do gerenciamento de riscos e da redução da burocracia sobre o comércio internacional. A expectativa é de que isso poderá aumentar as exportações mundiais em até US$ 1 trilhão por ano, beneficiando principalmente os países em desenvolvimento.

Entretanto, a discussão da matéria nos setores logístico e portuário não alcançou o necessário nível de maturidade, apesar de os portos brasileiros movimentarem mais de 90% das mercadorias que entram e saem do País.

Administração Aduaneira (Coana), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimento, da Secretaria de Governo, da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior, da Casa Civil, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

A programação do evento conta com apresentação de representantes do Mdic, que farão o detalhamento do AFC e apresentarão o cronograma de implantação do Portal Único do Comércio Exterior. Este último sistema também será debatido por representantes da Avisa e do Vigiagro.

Já os representantes da Receita Federal do Brasil falarão sobre a certificação Operador Econômico Autorizado (OEA). A ideia é expor o detalhamento e o cronograma de implantação do programa. 

Inscrições

As inscrições para o seminário são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone da Abtra (13) 2105´-7300 ou pelo e-mail secretaria@abtra.com.br. O SDAS fica na Rua Brás Cubas, nº 3, 11º andar, no Centro de Santos.

Fonte: A Tribuna

Artigos Relacionados: Movimento de cargas em portos públicos cresce 2,26% no 1º trimestre Comissão Portos cobra que Decreto dos Portos produza efeitos e destrave bilhões em investimentos Indústria pede fim da cobrança de raio X nos portos brasileiros Portos privados são responsáveis por mais de 66% do movimento portuário registrado no país em 2017 Usuários dos portos do Rio pedem detalhamento de cobranças e estudam como evitar multas no Siscoserv Investimento feito em portos públicos chega ao menor patamar desde 2007 Antaq divulgará dados da movimentação dos portos brasileiros em 2017 Temer nomeia novos diretores na Secretaria de Portos Más condições de vias em outras regiões faz SP concentrar portos secos Prefeitura minimiza reflexos da alta do ISS portuário em empresas do complexo
portos logistica comércio exterior Seminário AFC

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.