Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

VTMIS do Porto de Vitória é aprovado em inspeção da Marinha

VTMIS do Porto de Vitória é aprovado em inspeção da Marinha
24/09/2018

Após três dias de inspeção, a Marinha do Brasil aprovou o funcionamento operacional do Sistema de Gerenciamento e Informatização do Tráfego de Embarcações (VTMIS) do Porto de Vitória. Segundo o capitão de mar e guerra, Marcelo Reis da Silva, o sistema atendeu “todos os requisitos das normas nacionais e internacionais que regem a segurança de navegação”.

Com a aprovação, a CODESA receberá “por ofício” o resultado da inspeção com a continuidade da homologação e operação do VTMIS.

A inspeção técnica teve início com o objetivo de avaliar a estrutura e a operação do VTMIS, e se dividiu em três etapas: foram apresentadas estatísticas, situações de emergência e possíveis melhorias do sistema, além da verificação de documentos.

A segunda etapa aconteceu com exercícios práticos de simulação de emergências no mar e no canal de acesso aos terminais portuários. A última etapa ocorreu com a finalização da inspeção.

O coordenador do VTMIS do Porto de Vitória, Agostinho Sobral, ficou satisfeito com o resultado, “fruto do trabalho positivo de toda a equipe”.

Avaliação

Segue abaixo a avaliação conferida pelo capitão Reis, diretor do Centro de Auxílio à Navegação Almirante Moraes Rego:

Elogio aos aspectos de conhecimentos operacionais e comportamentais dos Supervisores VTS em todas as situações simuladas de emergências com navios e ou embarcações;

Elogio à operacionalidade dos equipamentos, sensores e softwares do VTMIS Vitória;

Considerada satisfatória a visita técnica, será levada ao Diretor de Hidrografia e Navegação da Marinha todas as considerações para que o VTMIS Vitória permaneça homologado e operacional, pois atendeu todos os requisitos das normas nacionais e internacionais”.

Fonte: CODESA via Brazil Modal

Foto: CODESA