Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Acordo entre SEP e APEC garante melhor desenvolvimento portuário para o País

Acordo entre SEP e APEC garante melhor desenvolvimento portuário para o País
13/11/2015

O ministro da SEP (Secretaria Especial de Portos), Helder Barbalho, expôs ontem, quinta-feira, (12), a investidores nacionais e internacionais as oportunidades no setor portuário em parceria com a Apec (Centro de Treinamento Portuário de Antuérpia).
Durante a abertura do Seminário APEC, o ministro disse ser “uma honra para o governo brasileiro receber o ministro Bem Weyts e a delegação belga no País” e reafirmou o interesse em termos de parcerias já desenvolvidas. “Que a capacitação ofertada no Espírito Santo fortaleça e dê maior competitividade aos nossos portos”, acrescentou.

A Apec Trainig é uma empresa subsidiária da Autoridade Portuária de Antuérpia, na Bélgica, dedicada a capacitação de mão-de-obra voltada aos portos nas áreas de gestão, infraestrutura, obras e equipamentos. Já o porto, é um dos maiores do mundo, e se destaca pela vanguarda no ensino portuário.

Segundo o ministro, em setembro de 2013, a SEP assinou com a Apec um Acordo de Cooperação Técnica para capacitação de trabalhadores portuários brasileiros. Que prevê ainda, a criação do primeiro Centro de Capacitação dos Gestores e dos Trabalhadores Portuários no Brasil. O Centro de Treinamento será montado em Vitória (ES) e conta com o apoio do Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo), Sest/Senat e do Porto de Vitória.

O acordo prevê desde a capacitação dos funcionários de escritório, até a dos trabalhadores portuários avulsos. “O treinamento é ministrado por professores belgas para disseminar nos portos do Brasil as melhores práticas do setor portuário mundial”, finalizou o ministro.