Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

​Estivadores voltam a paralisar as atividades no Porto nesta quinta-feira

​Estivadores voltam a paralisar as atividades no Porto nesta quinta-feira
09/08/2016

Estivadores de Santos voltam a cruzar os braços por 24 horas na próxima quinta-feira (11). A paralisação, prevista para começar às 7 horas, é contra a falta de propostas dos terminais de contêineres para a data-base salarial de março.

Antes do início da greve, que atingirá os terminais da Libra, Santos Brasil e BPT, os trabalhadores promoverão mais uma assembleia, em frente ao ponto de escala número três, na Ponta da Praia.

A última paralisação da categoria ocorreu no dia 17 de julho. Na ocasião, o movimento ocorreu porque os empresários teriam aplicado apenas 4,5% nos vencimentos dos avulsos e salários dos vinculados, prometendo outros 4,5% somente em novembro.

O presidente do sindicato, Rodnei Oliveira da Silva ‘Nei’ lembra que, quatro dias após essa greve, em 21 de julho, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) tentou conciliar o impasse.  Segundo ele, a Justiça do Trabalho propôs que os terminais corrigissem em 11,78% os ganhos dos avulsos e vinculados, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Nei recorda que o TRT propôs ainda vale-refeição de R$ 30 aos avulsos e que as equipes de vinculados tenham oito homens, ao contrário dos quatro praticados hoje pelos terminais.

Porém, segundo o sindicalista, o Sindicato Patronal dos Operadores Portuários (Sopesp) não aceitou a proposta conciliatória do TRT e não apresentou nada de novo aos trabalhadores.

Outro lado

Em nota, a Sopesp afirma que as negociações estão sendo desenvolvidas no TRT-SP e que “na audiência de 21 de julho ficou determinada a regularidade dos trabalhos portuários”. Reitera ainda que “nenhum dos temas apontados pelo Sindicato dos Estivadores (reajuste, equipe de trabalhadores e vale refeição) foi definido pelo TRT”.

Fonte: A Tribuna