Head Office +55 11 5908 4050
Head Office +55 11 5908 4050 | ÁREA RESTRITA

​​Dia Marítimo Mundial

​​Dia Marítimo Mundial
26/09/2016

Instituído pela IMO (Organização Marítima Internacional), o órgão das Nações Unidas cuja missão é desenvolver e manter uma estrutura regulatória abrangente para o transporte aquaviário, o Dia Marítimo Mundial é comemorado anualmente na última semana de setembro. A Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, vai comemorar a data amanhã (27), no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade marítima, da SOAMAR (Sociedade Amigos da Marinha), das empresas de navegação e dos Sindicatos ligados à atividade.

O tema escolhido pelo IMO neste ano é “Transporte marítimo: indispensável para o mundo”, em uma iniciativa para chamar a atenção da população mundial para a importância do transporte marítimo no bem-estar e no desenvolvimento da humanidade.

Segundo menciona a UNCTAD em sua publicação Review of Maritime Transport 2015, foi transportado por vias marítimas, em 2014, um total aproximado de 9,84 bilhões de toneladas de carga pelos mares do mundo, incluídos aqui os 171 milhões de Teus movimentados – o que representa 1,3 tonelada para cada habitante do planeta! Como demonstra o gráfico a seguir, a carga vem crescendo de forma exponencial, tendo aumentado espantosos 278% de 1970 a 2014, com apenas uma pequena queda em 2009, decorrente da crise iniciada no final de 2008.

grantham_0926_1

Esse volume de carga foi transportado por uma frota total de 89.464 navios, com uma capacidade total em tonelagem de 1,75 bilhão de toneladas. Frota essa conduzida por 1,18 milhão de tripulantes oriundos de mais de 150 nacionalidades, com predominância de pessoal da Ásia, seguido por países da OECD, conforme se verifica no gráfico abaixo:

grantham_0926_2.png

Um aspecto curioso da diversidade no transporte marítimo é a composição de nacionalidades e bandeiras dos navios. Eu já me deparei com um navio em que havia nada menos do que 11 nacionalidades diferentes a bordo, compondo um grupo de não mais do que 25 marítimos no total, e cuja bandeira da embarcação não tinha relação alguma com as nacionalidades desses tripulantes. É a mais global de todas as indústrias, na qual aqueles que atuam perdem qualquer tipo de preconceito de raça, nacionalidade e religião.

Há de se salientar que, além desses “homens do mar”, está envolvida de forma direta com o transporte marítimo uma multidão de agentes marítimos, despachantes, agentes de carga, trabalhadores portuários, práticos, autoridades portuárias etc. baseados em mais de 4.951 portos em 196 países.

Nas palavras da IMO, divulgadas seu comunicado referente ao Dia Marítimo Mundial, a atividade merece mais atenção. “A verdade é que o transporte marítimo afeta a todos nós. Não importa onde você se encontra no mundo, se olhar em volta, você certamente verá alguma coisa que foi ou será transportada por via marítima, seja na forma de matérias primas, componentes ou produtos acabados. Ainda assim, poucas pessoas têm ideia de quanto dependem do transporte marítimo. Para a grande maioria, o transporte marítimo está distante de sua percepção. Isso é um desserviço para uma indústria que silenciosa e eficientemente, dia e noite, nunca pausando ou parando, mantém o mundo girando e sustém as pessoas do mundo alimentadas, abrigadas e entretidas. É uma história que precisa ser contada”, diz a organização internacional.

Fonte: Robert Grantham para Guia Marítimo