Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Santos e Miami assinam carta de intenções

Santos e Miami assinam carta de intenções
08/04/2016

Os portos de Santos e Miami assinaram  nesta quinta-feira (07.04), na feira Intermodal South América, Carta de Intenções visando o desenvolvimento de um relacionamento mais próximo e esforços conjuntos, promovendo ainda mais aspectos de reciprocidade e  benefícios mútuos, além da perspectiva de, ainda neste ano, firmarem acordo de Portos Irmãos.

O presidente da Codesp, Alex Oliva, destacou a possibilidade de estreitar vínculos com o porto norte-americano. “Essa carta significa abrirmos um canal de comunicação, ampliarmos a parceria, a amizade, representando, para ambos os porto, ampliar a porta de entrada para seus países. É uma via de mão dupla, na medida em que, trabalhando juntos, Brasil e Estados Unidos, Santos e Miami, ganham, reforçando ainda mais nossas relações comerciais”, considerou o presidente do porto santista.

Para o gerente de Desenvolvimento do Porto de Miami, Eric Olafson, a assinatura é uma ótima oportunidade para intensificar as relações com Santos. “É um grande orgulho para nós firmarmos essa Carta de Intenções”, comentou o dirigente. “Santos é o maior porto de toda América Latina e o Brasil representa um mercado importante para as economias de cada país. Poderemos trabalhar juntos no trato de negócios, aumentando a participação das trocas comerciais, principalmente no tráfego de mercadorias conteinerizadas”, concluiu o dirigente do Porto de Miami.

O Porto de Miami é conhecido como “o porto da América” e “capital mundial dos cruzeiros marítimos”. Destaca-se como porto turístico de passageiros, mas oferece a vantagem de ter os terminais de contêineres mais próximos do canal do Panamá em solo americano com profundidade para receber navios Super Post Panamax, que transportam 13 mil TEU. Conta com infraestrutura portuária e rodoferroviária para ser o principal hub port dos Estados Unidos.

O Porto de Santos já possui declaração de portos-irmãos e acordos de cooperação com outros complexos portuários mundiais: Porto de Ghent (Bélgica), Porto de Cotonou (Benin), Portos de Ningbo e  Dandong (China), Algeciras, La Coruña, Barcelona, Valência, Tenerife e Las Palmas (Espanha), Houston (Estados Unidos), Marselha (França), Livorno, Ligúria e Veneza (Itália) e Riga (Estônia).

Fonte: Porto de Santos