Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

​Mais chances para os portos

​Mais chances para os portos
15/08/2016

Nos moldes do IDA (Índice de Desempenho Ambiental), lançado em 2012, com o objetivo de verificar os avanços de práticas sustentáveis nos portos públicos, pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) desenvolveu um índice de eficiência para avaliar a gestão portuária.

A ideia do novo indicador é criar entre 50 e 60 itens para avaliar as peculiaridades de cada porto em relação à gestão. Pelos planos da agência, o IDA continuará aplicado aos portos públicos, além de seguir sendo ampliado para terminais portuários privados. A leitura dos primeiros resultados nos terminais privados deve ocorrer dentro de um ano.

O IDA tem uma plataforma virtual para preenchimento de informações pelas administrações portuárias que informam, dentro de cada item, o que estão executando e de que forma. O diretor-geral da Antaq, Adalberto Tokarski defende a importância do índice de gestão como ferramenta para buscar o perfil do gestor mais adequado para o porto.

“Diante de novos TUPs (Terminais de Uso Privado), o novo medidor de eficiência servirá para garantir a qualidade operacional do porto público através de uma boa gestão”. A orientação é que a fiscalização dentro do porto público seja feita por fiscais da autoridade portuária e fiscais da Antaq. Um dos motivos é evitar o retrabalho. “Toda diretoria está alinhada na questão da gestão e na maioria dos portos já foi elaborado um manual de fiscalização conjunto”, citando os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), por exemplo.

Tokarski prometeu ainda ampliar a interlocução com todo setor, não somente usuários e empresas, na busca de uma agenda mais efetiva. “Em relação às autoridades portuárias, buscaremos interlocução mais de perto, com visitas bem estruturadas para conseguir entender um pouco mais o outro lado no sentido mais fomentador das boas ações e também junto aos portos públicos brasileiros”, projetou o diretor.

Fonte: Guia Marítimo