Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Porto de Paranaguá inaugura base para emergências ambientais

Porto de Paranaguá inaugura base para emergências ambientais
22/12/2016

O porto de Paranaguá é o primeiro porto público do Brasil a contar com uma base para atendimentos a emergências ambientais envolvendo derramamentos químicos e de óleo, integrado ao atendimento à fauna petrolizada. O Centro de Proteção Ambiental das Baías de Paranaguá e Antonina foi inaugurado no fim de dezembro. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina investiu cerca de R$19,5 milhões no centro, incluindo a construção do prédio, com 1.129 metros quadrados e dois pavimentos, aquisição de equipamentos, manutenção e operacionalização.

O novo prédio — que atende todas as orientações do Plano Nacional de Contingência — abriga equipe de resgate, brigada de incêndio do Porto de Paranaguá e biólogos responsáveis pela despetrolização da fauna, facilitando a ação e operação, em caso de emergências decorrentes da atividade portuária.

O Centro foi planejado para sediar a coordenação do atendimento às emergências ambientais e otimizar o trabalho das equipes de prontidão, fazendo com que a capacidade e o tempo de resposta em situações de acidente esteja entre os mais céleres do Brasil. A edificação também possui infraestrutura para treinamentos, sala de crise e instalações necessárias para situações de emergências tanto terrestres quanto aquáticas. A estrutura conta permanentemente com embarcações, motobombas, barreiras de contenção, recolhedores, bombas para produtos químicos, tanques para armazenamentos de resíduos sólidos e líquidos e equipamentos de proteção individual para atendimento dos mais variados níveis de emergência.

Inicialmente o CPA é ocupado pela equipe da Alpina Briggs, empresa contratada pela APPA especializada no atendimento a emergências envolvendo hidrocarbonetos e produtos químicos diversos. São 20 funcionários que trabalham em turnos, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, para garantir o pronto atendimento previsto na Licença de Operação do Porto de Paranaguá, emitida pelo IBAMA.

Além dos técnicos da Alpina, o local vai abriga a equipe responsável pelo resgate e despetrolização da fauna em caso de acidentes ambientais. A Appa firmou Convênio com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá e Universidade Estadual do Paraná (Funespar) que será responsável por este trabalho com a fauna.

Fonte: Portos e Navios