Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Prefeitura publica edital para atrair investidores para construção do aeroporto de cargas

Prefeitura publica edital para atrair investidores para construção do aeroporto de cargas
18/07/2017

A prefeitura de Pouso Alegre (MG) vai ouvir propostas de empresas para a construção do aeroporto internacional de cargas na cidade. O melhor projeto deverá nortear o procedimento de abertura da licitação. O novo edital para atrair investidores foi publicado pela prefeitura. A ideia é que o vencedor elabore um estudo para a construção do aeroporto.

“A gente quer ouvir os estudos, o que o mercado entende como viável e aí a gente vai fazer uma avaliação disso. O aeroporto é uma concessão, uma outorga que o município tem e para tornar isso viável, a atual administração resolveu mudar a modelagem anterior que havia sido feita pela administração”, disse o superintendente de projetos especiais, José Carlos Costa.

O Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros seria construído através de uma parceria público-privada. Em 2014, a Anac já tinha autorizado a construção, mas faltavam investidores. O custo inicial do projeto era estimado em mais de R$ 500 milhões. No entanto, não apareceu nenhum interessado e o prazo da licitação foi prorrogado. Desde então, o projeto ficou parado.

A nova opção da prefeitura é chamada de procedimento de manifestação de interesse. Segundo a administração, já existem interessados. O prefeito de Machado foi até Pouso Alegre conhecer o projeto já que um distrito industrial está sendo construído na cidade e ainda tem a produção de café especial, que precisa ser escoada.

“Nós estamos aqui conversando com o prefeito, a assessoria e os secretários para trabalharmos juntos nesse trabalho de exportação de café de qualidade”, disse o prefeito de Machado, Julbert Morais.

O setor de logística e transporte, de grandes empresas de Pouso Alegre e região, também está de olho no aeroporto à espera de grande movimentação e muita demanda. Ainda mais depois que foi concedida a licença para a exploração do Porto Seco na cidade, no mês passado, pela Superintendência da Receita Federal.

“O Sul de Minas tem uma estrutura muito grande, tem muito importador. Pouso Alegre tem um polo farma muito forte, as indústrias também e tem Santa Rita aqui do lado, que é um polo eletrônico, importa muito. Acaba que se você traz um polo logístico para a cidade, você traz outras empresas para a cidade. A quantidade de transportadoras que vêm pra cá são maiores, você acaba gerando mais emprego, porque é tudo uma engrenagem, uma coisa puxa a outra”, disse a chefe de logística e exportação, Mariângela Aparecida Silva.

Para o Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí, a localização estratégica de Pouso Alegre contribui para a construção do aeroporto.

“Uma cidade que é cortada por duas BRS, a 381 e a 459, tendo o Aeroporto Internacional de Cargas, o escoamento desse material tanto para importação e exportação vai ser facilitado”, disse o presidente do Sindicato do Comércio do Vale Sapucaí, Alexandre Magno.

Fonte: G1