Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Acordo inédito permitirá ampliar participação da soja no mercado europeu

Acordo inédito permitirá ampliar participação da soja no mercado europeu
26/01/2017

A Aprosoja, Abiove, Fediol, Fefac e a IDH assinaram um memorando de entendimento para apoiar e ampliar a produção de soja sustentável no Brasil e sua promoção no mercado europeu. É a primeira vez que um relacionamento de trabalho é formalizado entre a cadeia da soja brasileira e importantes compradores europeus.

De acordo com nota divulgada à imprensa, a assinatura do memorando é o reconhecimento por parte da Europa de que o programa de gestão rural Soja Plus, desenvolvido pela Aprosoja e pela Abiove, é a iniciativa mais adequada para o estabelecimento da soja mato-grossense como um produto “sustentável”, atendendo a preceitos definidos pela Fefac em seu programa “Soja Responsável”.

O Brasil produziu, em 2016, mais de 95,4 milhões de toneladas de soja. A UE é a segunda maior importadora de soja do Brasil. Em 2015, a Europa importou 5,8 milhões de toneladas de soja e 8,4 milhões de toneladas de farelo de soja do Brasil.

“Com a assinatura do memorando, o Programa Soja Plus passa a ser reconhecido com um programa de produção sustentável, servindo como passaporte da soja brasileira para o mercado europeu”, enfatiza Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abiove via Sem Fronteiras