Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Parlamento do Mercosul decide pela permanência da Venezuela no bloco

Parlamento do Mercosul decide pela permanência da Venezuela no bloco
29/03/2017

O Parlamento do Mercosul (Parlasul) decidiu pela permanência dos parlamentares venezuelanos no bloco, em sessão realizada em Montevidéu, no Uruguai.

A votação contraria decisão diplomática. Em dezembro, chanceleres do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai decidiram suspender a Venezuela do Mercosul após o governo de Nicolás Maduro não cumprir as obrigações assumidas quando se incorporou ao bloco, em 2012. O Parlasul informará ao Conselho do Mercado Comum a sua decisão.

Para o deputado Rocha (PSDB-AC), integrante da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, “a participação da Venezuela, mesmo o país atravessando uma grave crise, é importante para o fortalecimento do bloco”.

Condições para exercer o mandato

O Parlasul pedirá ao governo venezuelano que garanta aos parlamentares do país todas as condições necessárias para o exercício de seu mandato no Parlamento do Mercosul. Segundo o deputado, o governo venezuelano cassou o passaporte de parlamentares da oposição, que integravam a representação do país no Parlasul.

União Europeia

O parlamentar também informou que, em breve, o Parlasul deverá fechar acordo com a União Europeia. “Esse acordo já está sendo construído há muito tempo. Nós esperávamos que esse acordo já tivesse efetivado”, observou. Segundo ele, no final do ano passado, o Parlasul recebeu visita de delegação de parlamentares da União Europeia. “Um possível acordo será vantajoso tanto para a União Europeia quanto para o Mercosul, em especial para o Brasil, que é o motor do bloco”, destacou.

Fonte: Agência Câmara via Sem Fronteiras