Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

​Codesp prepara realocação de linhas férreas entre Macuco e Ponta da Praia

​Codesp prepara realocação de linhas férreas entre Macuco e Ponta da Praia
02/01/2017

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), estatal que administra o Porto de Santos, prepara a realocação dos ramais ferroviários de acesso ao Corredor de Exportação, localizados entre o Macuco e a Ponta da Praia. Nesta fase, os cronogramas dos serviços serão adaptados e, depois, os trabalhos terão início. A obra integra o projeto de construção da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto.

Os trabalhos com as linhas férreas envolvem sua transferência para a área entre os armazéns e a avenida. Hoje, esses ramais passam no meio de terminais. Após a conclusão desta fase da Avenida Perimetral, deixarão de interferir na logística das instalações, que ganharão mais espaço operacional.

Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos, Unidec Engenharia Consultiva e Exe Engenharia vão avaliar interferências dessas obras no cronograma de construção da Perimetral. Isto porque o contrato para a mudança da via foi assinado antes da renovação do contrato com a Libra Terminais, que fica na Ponta da Praia, e antes da assinatura do contrato com a Fíbria Celulose, que arrendou uma área no Macuco.

Em ambos os casos, serão necessárias intervenções, que têm valores e prazos estipulados em contrato. No entanto, as obras da Avenida Perimetral causarão interferências nas duas áreas.

A área arrendada pela Libra, que teve a renovação do contrato autorizada pelo Governo, conflita com o projeto ferroviário nas imediações do T-37. Já no caso da Fíbria, o local para onde seria transferida a Estação Elevatória de Esgotos do Canal 5 fica dentro da área arrendada.

Diante desta situação, todas as intervenções precisarão ser avaliadas e compatibilizadas. Isto já ocorre entre a Autoridade Portuária, a Libra e a Portofer, concessionária ferroviária do Porto de Santos.

O projeto da Perimetral nesse trecho prevê a revitalização da Avenida Mário Covas (antiga Avenida dos Portuários, onde a via será implantada), que tem 3,5 quilômetros. Ela ganhará nova pavimentação asfáltica e terá sua iluminação pública remodelada.

Viadutos

Também está prevista a construção de dois viadutos na área. O de entrada partirá do terreno antes ocupado pela empresa de transportes Lloydbratti, na pista sentido Ponta da Praia, da Avenida Mário Covas. Ele passará sobre o Pátio de Contêineres do Armazém XXXVI (36 externo), até atingir o trecho atualmente ocupado pelo pátio ferroviário e pela Avenida Ismael Coelho de Souza, que se tornará área adensada às instalações da Libra.

O viaduto de saída seguirá contíguo ao de entrada, partindo da área interna do Porto e chegando na pista da Avenida Mário Covas, sentido Macuco. Com ele, será segregado o tráfego rodoviário entre veículos de contêineres e de grãos. Serão duas faixas de rolamento em cada sentido e vão com altura de 6,75 metros.

Fonte: A Tribuna via Brazil Modal