Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS
Head Office +55 11 5908 4050 | ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Segurança na estrada: como os caminhoneiros fazem para garantir o melhor trajeto durante seu trabalho

Segurança na estrada: como os caminhoneiros fazem para garantir o melhor trajeto durante seu trabalho
21/07/2022 zweiarts

A logística depende do trabalho diário dos caminhoneiros na estrada para o seu funcionamento. Percorrendo longas distâncias e carregando cargas, esses profissionais precisam tomar alguns cuidados para garantir sua segurança nas estradas. É por isso que a matéria de hoje traz alguns desses cuidados para você conferir!

Manutenção preventiva do caminhão

Antes de qualquer viagem, é sempre muito importante realizar a manutenção preventiva de um veículo para garantir segurança. A checagem dos caminhões antes de pegar a estrada é procedimento comum entre os caminhoneiros, que geralmente avaliam o nível do líquido de arrefecimento, a pressão de calibragem dos pneus e o estado da banda de rodagem.

Mesmo assim, é necessário conferir além desses itens, e ter uma rotina de manutenção preventiva. Dessa forma, é possível evitar problemas durante o trajeto, mas também economizar gastos com o veículo.

Tempo de descanso

Antes de dirigir por longas horas de estrada, o mais importante é o bem-estar do motorista. Por isso, o descanso antes e durante a viagem são formas de prevenir acidentes. Pesquisas mostram que, a cada 6 horas dirigindo, são necessários 30 minutos de descanso.

Distância segura entre veículos

Uma forma de evitar acidentes na estrada é manter uma boa distância entre os veículos ao redor, principalmente o da frente, uma vez que alguns imprevistos no trânsito exigem reflexo rápido e uma redução brusca da velocidade.

Além disso, é importante considerar a distância necessária para que os freios parem o veículo. Uma forma de fazer isso é utilizar a “regra dos 2 segundos”, que consiste em identificar algum objeto de referência e, quando o automóvel da frente passar por essa marcação, contar quantos segundos levam para o seu veículo passar pelo mesmo referencial. Se a contagem for de exatamente 2 segundos, a distância estará correta.

Atenção aos sinais de comunicação

Durante o trajeto, muitas sinalizações indicam as regras e o percurso das estradas. Estar sempre atento aos sinais é uma forma de realizar a direção defensiva e garantir total segurança. Além disso, a utilização dos instrumentos de sinalização do próprio veículo é essencial para evitar acidentes.