Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Reduza os seus custos com inteligência tributária

Reduza os seus custos com inteligência tributária
28/04/2022 zweiarts

Inteligência tributária é uma prática que pode ser considerada comum aqui na MAC Logistic, ela ajuda a diminuir os seus custos abatidos sobre a sua empresa por meio de taxas e impostos exercidos nos mais diferentes produtos, sejam eles importados ou para exportação. Para isso, é necessário possuir conhecimentos específicos dos impostos do Brasil e do lugar de destino ou de origem do produto.

Um dos fatores que a inteligência tributária ajuda se dá na escolha das melhores cargas fiscais, entendendo o modelo que o cliente está inserido e quais as suas condições, tanto logísticas quanto financeiras na hora de pagar os diferentes impostos do Brasil e do mundo.

DRAWBACK

Um ponto não muito praticado por várias empresas e que a inteligência tributária pode ajudar é no drawback. Parecido com o famoso cashback empregado atualmente por instituições financeiras, o drawback é uma prática que o próprio governo brasileiro realiza, com a devolução, suspensão ou isenção de certos impostos exercidos quando um produto é importado.

Para que isso aconteça, o material que está sendo importado precisa necessariamente ser usado de alguma forma para um futuro produto que será exportado, porém, para você ter esse benefício na hora de “driblar” os famosos impostos do Brasil é necessário que um requerimento seja realizado.

REINTEGRA

Uma empresa exportadora no Brasil também possui outros benefícios que podem ser aproveitados pela inteligência tributária, um deles é o Reintegra, um regime especial criado pelo governo brasileiro para reintegrar e devolver impostos no Brasil para empresas exportadoras de bens.

Diferente do drawback, o Reintegra afeta empresas que não necessariamente estão fazendo a importação de matérias-primas e outros componentes para o bem manufaturado.

EXISTEM MUITAS OUTRAS FORMAS

Acima você conferiu apenas dois dos exemplos aplicáveis quando estamos falando de impostos no Brasil, mostrando um pouco da necessidade da Inteligência Tributária de estar sempre presente, principalmente quando tratamos de assunto tão delicados como logística e as diferentes tributações envolvidas em todo esse processo.