Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Número de empresas importadoras aumenta e de exportadoras oscila O número de empresas importadoras n

Número de empresas importadoras aumenta e de exportadoras oscila O número de empresas importadoras n
30/09/2016

O número de empresas importadoras no País cresce desde maio, quando o real começou a ganhar força, e chegou a 17.483 no mês passado. Enquanto isso, a quantidade de exportadoras ficou estável no período, marcando 10.204 companhias em agosto.

Os dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) mostram que a variação mensal mais expressiva, uma alta de 7%, foi vista entre as importadoras, na comparação entre julho e o mês passado. Frente a abril, quando 15.109 empresas compraram do exterior, o aumento chegou a 16%.

Já o número de exportadoras teve seu pico em maio, com 10.229 companhias, e seguiu neste patamar durante o trimestre seguinte. Contra os oito meses do ano passado, entretanto, houve aumento de 12% entre janeiro e agosto de 2016.

“O real mais valorizado deve causar novas altas na quantidade de importadoras e impedir uma retomada das exportadoras”, projetou José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (Aeb), conforme noticiado pelo jornal DCI.

Fonte: DCI via Aduaneiras