Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Plano elimina reinspeção de cargas em portos

Plano elimina reinspeção de cargas em portos
26/08/2016

O Governo Federal anunciou na quarta-feira (24) uma série de medidas para diminuir a burocracia para o agronegócio, reunindo-as no denominado Plano Agro+. Entre elas, estão o fim da reinspeção em portos, regras mais simples para a rotulagem de produtos de origem animal e a certificação fitossanitária e, ainda, mudanças na temperatura de congelamento de carne suína.

Segundo o presidente interino Michel Temer, outros ministérios seguirão o exemplo da pasta da Agricultura, no sentido de desburocratizar o setor produtivo. “Tenho há muito tempo pensado em criar um órgão especializado em desburocratizar o país. Mas hoje tive outra ideia (ao ver as explicações sobre como o Ministério elaborou as medidas que estão sendo anunciadas): pedir a cada ministro para analisar sua área e propor medidas para desburocratizar (os setores produtivos). Isso evita gastos com a criação de um outro órgão”.

Entre as medidas anunciadas na quarta-feira (24) no Plano Agro +, está o fim da reinspeção em portos de carregamentos vindos de unidades com Serviço de Inspeção Federal (SIF). Segundo o Ministério da Agricultura, o fim desse entrave irá significar economia de R$ 1 bilhão por ano, valor equivalente a 0,2% dos R$ 500 bilhões obtidos em faturamento a cada ano pelo agronegócio nacional.

Fonte: A Tribuna