Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Acordo entre Mercosul e União Europeia é prioridade para o Brasil e Argentina, afirma Marcos Pereira

Acordo entre Mercosul e União Europeia é prioridade para o Brasil e Argentina, afirma Marcos Pereira
19/01/2017

O ministro Marcos Pereira se reuniu na quarta-feira, 18/01, em Davos, na Suíça, durante a programação do Fórum Econômico Mundial, com o ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera.

Eles conversaram sobre o lançamento das negociações envolvendo o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), bloco formado por quatro países europeus – Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, que ocorrerá nesta quinta-feira. As negociações com a União Europeia também foram tratadas no encontro.

“Hoje me encontrei em Davos com o ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera. Estamos empenhados em acelerar as negociações Mercosul-União Europeia e Mercosul-Efta. Neste ano, a presidência do bloco é da Argentina neste primeiro semestre e do Brasil no próximo. Teremos um encontro em Brasília dia 31 para tratar do comércio bilateral”, disse o ministro.

Segundo o ministro Marcos Pereira, as negociações com EFTA fazem parte de uma atualização da política econômica e comercial, com vistas a assegurar uma inserção competitiva do Brasil na economia global. Ele explicou que os maiores ganhos para o Brasil com a conclusão do acordo concentram-se nos bens básicos. Em relação aos bens industriais, os setores mais beneficiados serão os de químicos orgânicos, vestuário e calçados, produtos de cerâmica e madeira.

Sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia, o ministro afirmou que as negociações avançarão bastante em 2017 pois Brasil e Argentina vão se dividir na presidência do bloco ao longo de 2017. O ministro avalia que as negociações com a União Europeia devem estar concluídas em 2018.

Fonte: MDIC