Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

ATP promove debate no próximo dia 24/10 sobre a regulação do setor portuário

ATP promove debate no próximo dia 24/10 sobre a regulação do setor portuário
20/10/2017

Na próxima terça-feira (24), a Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) promoverá encontro com mais de 200 executivos do setor portuário, em Brasília. O tema desse ano é “A experiência regulatória internacional”. O evento contará com a presença dos palestrantes Paul Davey, chefe de Assuntos Corporativos da Hutchison Port Limited; Mike Sealy, gerente-geral da Stolthaven Terminals; e Otto Bottger, gerente comercial da DP World.

“O país tem avançado substancialmente em sua trajetória regulatória, mas ainda é preciso debater o tema uma vez que o Brasil adota dois tipos de sistemas de exploração do setor portuário”, comenta Murillo Barbosa, diretor-presidente da ATP.

Um deles é o sistema Landlord, no qual o governo é investidor da infraestrutura portuária e a inciativa privada investe na operação das instalações dos portos organizados. Já o outro sistema, praticado no Brasil e em outros países, é o do Terminal de Uso Privado (TUP). No caso do TUP, todo o risco do empreendimento e o investimento fica a cargo da iniciativa privada.

“Dado a presença de dois sistemas que vem gerando resultados positivos para o Brasil, é fundamental a troca de experiências entre países. É por meio da troca de informações e de conhecimento que se garante o desenvolvimento de qualquer área estratégica de uma nação, inclusive, no âmbito regulatório”, avalia Barbosa.

Fonte: Portos e Navios