Head Office +55 11 5908 4050

ÁREA RESTRITA | CANAL DE DENÚNCIAS

Operadora lança ferramenta para monitorar mercadorias

Operadora lança ferramenta para monitorar mercadorias
07/06/2017

Monitorar, em tempo real, todas as etapas do processo logístico. Este é objetivo de uma ferramenta criada pela operadora portuária Santos Brasil para que importadores, exportadores, agentes de carga e despachantes aduaneiros possam acompanhar as operações nas instalações da empresa no Porto de Santos.

Inédita na região, a novidade pode ser acessada no Portal do Cliente, no endereço eletrônico da operadora www.santosbrasil.com.br/tecon-santos-sistemas. A ideia da empresa é trazer ganhos de competitividade para seus clientes, apresentando os dados de performance de modo mais transparente.

O serviço está disponível para as operações do Terminal de Contêineres (Tecon) e para os Centros Logístico e Industrial Aduaneiro (Clias) de Santos e Guarujá. A ferramenta, que demorou cerca de nove meses para ser produzida, ainda oferece relatórios quantitativos de contêineres e carga solta.

De acordo com o diretor comercial de Operações Logísticas da Santos Brasil, Wagner Toffoli, antes, as informações sobre os processos logísticos da empresa eram apresentados de forma reativa, com indicadores mensais. Agora, com a ferramenta, os detalhes podem ser conferidos em tempo real pelos responsáveis pelas cargas.

O portal foi customizado de acordo com a necessidade de cada cliente. Entre as informações que podem ser monitoradas, estão os tempos de carregamento, de desova e de armazenamento. Segundo a Santos Brasil, o conteúdo pode ser extraído por etapas ou em um arquivo único. Sua atualização ocorre a cada seis horas, permitindo um monitoramento diário, se necessário.

“Suponha que o navio chegou no Porto de Santos e descarregou no nosso terminal. A partir daí, já visualizando essa previsão de atracação do navio, o cliente começa a ter acesso às informações. A descarga do contêiner, a presença de carga, eventualmente se o contêiner receberá outro serviço adicional, como desova, toda a etapa de A a Z do serviço prestado pela Santos Brasil está dentro desse novo serviço. Há um menu em que o cliente pode medir a performance da empresa nesse item de serviço ou em todos”, explicou o diretor comercial de Operações Logísticas.

Distância

Segundo Toffoli, logo no início das atividades do portal, na última quinta-feira, até clientes que estão fora do País passaram a utilizar o novo serviço desenvolvido pela Santos Brasil. Exportadores mexicanos estão entre eles.

“A gente entende que, ao disponibilizar a nossa performance, a medição dela, de uma forma tão clara e imediata para os clientes, isso nos puxa para cima. Eventualmente, em qualquer desvio, há uma forma mais rápida de serem tratados os processos de melhoria. A gente acha que isso nos desenvolve. Olhando para os clientes, ajuda a melhorar o planejamento logístico e todo o processo de compras, estoque. Naturalmente, reduz custos para o cliente”, explicou o diretor da operadora Santos Brasil.

Fonte: A Tribuna