GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Maersk e IBM vão lançar plataforma baseada em blockchain para o comércio global

17-01-2018

A maior empresa de transporte marítimo de contêineres A.P. Moller-Maersk está se juntando à IBM para criar uma plataforma de negociação de todo o setor que diz que pode acelerar o comércio e poupar bilhões de dólares.

O setor marítimo global teve pouca inovação desde que os contêineres foram inventados na década de 1950, e o comércio marítimo ainda produz uma enorme quantidade de papel e burocracia.

O sucesso da plataforma, que estará disponível para o indústria de transporte marítimo por volta de meados de 2018, depende da capacidade da Maersk e da IBM de convencerem transportadoras, os agentes de carga, autoridades portuárias e aduaneiras a aderirem.

A tecnologia blockchain é o sistema por meio do qual funcionam as moedas virtuais, como o bitcoin, e permite o compartilhamento de dados em uma rede computadores individuais.

O acordo ajudará a gerenciar e rastrear dezenas de milhões de contêineres globalmente, digitalizando o processo da cadeia de suprimentos de ponta a ponta, disseram as empresas.

O transporte de produtos refrigerados da África Oriental para a Europa pode envolver cerca de 30 pessoas e organizações e mais de 200 comunicações diferentes, de acordo com Maersk.

A papelada e a burocracia podem responder por até um quinto do custo total de transporte por contêiner.

Autoridades alfandegárias e portuárias nos Estados Unidos, Cingapura, Holanda e da província chinesa de Guangdong mostraram interesse em usar a plataforma e algumas outras empresas de transporte marítimo também estão interessadas, disse em entrevista o diretor comercial da Maersk, Vincent Clerc.

Fonte: Reuters

Artigos Relacionados: AEB questiona políticas de comércio exterior Paraná amplia em 21% o uso de ferrovia na movimentação de cargas Porto de Santos amplia calado para 13,5 metros Porto se prepara para navios de 366 metros Rússia está entre os países que mais importam e exportam por Paranaguá Governo prepara mais um plano para tentar reduzir os gargalos da logística Seguro de transporte internacional precisa de incentivos para crescer Comércio exterior teve superávit de US$ 1,9 bilhão Dólar dispara e impacta importações e exportações brasileiras Brasil precisa investir R$ 600 bi para não ficar refém do transporte rodoviário
Maersk e IBM vão lançar plataforma baseada em blockchain para o comércio global

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.