GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Porto de Rio Grande alcança marca histórica de movimentação em setembro

O Porto de Rio Grande alcançou em setembro a sua a maior movimentação da história. Pela primeira vez, em um único mês foram movimentadas mais de 4,3 milhões de toneladas. As informações são do setor de estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande. 

Quando analisado de forma isolada, setembro deste ano teve mais de 1,6 milhão de toneladas de grão de soja movimentado. Segundo o diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, os números comprovam a capacidade do complexo:

— Os resultados mostram a plena capacidade do complexo portuário de Rio Grande de escoar a produção gaúcha para mais de 90 países e centenas de rotas comerciais que utilizamos. Os números registrados mostram agilidade e isso é um fator extremamente importante para a atração de novas cargas — afirma. 

No acumulado do ano, o porto soma de janeiro a setembro 32,1 milhões de toneladas, um aumento de 3,4% quando comparado ao mesmo período de 2017. O complexo soja (óleo, farelo e grão) soma mais de 12,8 milhões de toneladas, crescendo 8,7% no período analisado. Até 30 de setembro, foram 2,4 mil viagens de embarcações, uma média de oito embarcações por dia.

A quebra do recorde é atribuída à capacidade operacional do porto.

— A Superintendência analisa esse recorde para um único mês como resultado da alta capacidade instalada nos terminais privados e nas operações do cais público. Além disso, o reflexo positivo da safra de soja gaúcha nos ajuda a obter esses resultados cada vez maiores — comemorou Branco. 

A China segue sendo o principal destino das exportações com mais de 11,5 milhões de toneladas. Já a Argélia foi o país que mais enviou produtos ao Porto do Rio Grande, com 672 mil toneladas movimentadas.

Recorde

Apenas em outros cinco meses foram registrados movimentos de mais de 4 milhões de toneladas. Agosto de 2018 e maio de 2017 alcançaram cada um 4,1 milhões de toneladas. Junho de 2016 marcou 4,2 milhões de toneladas. Em 2015, foi a primeira vez que a marca de quatro milhões foi ultrapassada nos meses de maio (4,2 milhões) e agosto (4 milhões). 

Fonte: Zero Hora via Portos e Navios

0.0
Artigos Relacionados: Porto de Santos bate recorde de movimentação de cargas em 2018 com 131,5 milhões de toneladas Diversificar pauta exportadora para a China, o grande desafio do comércio exterior brasileiro Porto de Vitória recebe navios maiores após ampliação do calado Portos públicos terão maior autonomia, diz novo secretário Porto bate recordes de movimentação de cargas Operações em portos brasileiros crescem 3,7% no terceiro trimestre do ano Porto de Santos deve ter licitações de terminais e nova gestão da dragagem em 2019 Superávit da balança comercial segue em alta e se aproxima da marca de US$ 54 bilhões no ano Pedidos de atracação de navios no Porto passam a ser totalmente eletrônicos Portos do Paraná têm recorde de investimentos e obras
porto Recorde Movimentação Rio Grande setembro

No Comments Yet...

Leave a reply

Your email address will not be published.

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.