GARANTIMOS MAIS QUE LOGÍSTICA

Head Office +55 11 5908 4050

Blog MAC Logistic

Porto Itapoá cresceu 25% nas importações e 10% nas exportações em 2017

16-01-2018

O ano de 2017 foi positivo para o Porto Itapoá(Foto), com um acréscimo de 10% em sua movimentação total em comparação a 2016, incluindo exportações, importações, cabotagem, transbordos e movimentação de contêineres vazios. Ao longo dos 12 meses do ano passado foram movimentados no terminal 612 mil TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 558 mil TEUs de 2016. (Ver gráfico e tabela em anexo).

A previsão para 2018 é que o Porto movimente 750 mil TEUs, um avanço de 22% em relação ao ano passado. O destaque de 2017 ficou para o aumento das movimentações de longo curso – exportações e importações -, com um avanço de 16,21% no total, o que significa 47 mil TEUs a mais do que em 2016, chegando aos 337 mil TEUs.

Isoladamente, as importações saltaram de 116 mil TEUs para 145 mil TEUs, um incremento de 25%. As exportações, por sua vez, registraram aumento de 10,34%, de 174 mil TEUs em 2016 para 192 mil TEUs em 2017.

Em novembro de 2017 já havia uma sinalização positiva das operações em Itapoá, quando se observou um salto na participação do mercado de movimentação de contêineres no Estado de Santa Catarina de 30,8% (outubro/2017) para 35,3% (novembro/2017).

Esta participação veio em ritmo progressivo e gradual mês a mês, consolidada de forma expressiva no final do ano, quando se confirmou que a cada três contêineres movimentados em Santa Catarina um passa pelo Porto Itapoá. Quando se contempla ainda o Estado do Paraná, a participação que era de 20,7% (outubro/2017) passa a ser de 23,3% (novembro/2017), quase um quarto da movimentação dos dois Estados.

Diretor Comercial de Itapoá, Roberto Pandolfo avalia que o aumento do volume que o Porto vem apresentando é resultado do atendimento e dos serviços diferenciados prestados ao cliente, com foco na excelência operacional somada ao relacionamento mais próximo e personalizado.

“O cliente percebe quando o Porto que ele escolheu agrega valor para seus produtos. É uma série de compromissos envolvidos, desde o entendimento do processo industrial do cliente até a configuração do Terminal para solucionar sua demanda, com a maior agilidade e segurança possíveis.”

A confiança do mercado foi expressada na última pesquisa de Satisfação do Cliente, realizada pelo IBRC (Instituto Brasileiro de Relacionamento com o Cliente), que apontou um índice de 92% de satisfação e um índice de recomendação da marca/serviço de 76 NPS, comparável a grandes marcas internacionais.

“Esse resultado é o reflexo do trabalho desenvolvido pelos colaboradores do Porto Itapoá ao longo desses seis anos de operação, em contato direto com nossos clientes, aos quais agradecemos a parceria de sempre”, complementa Pandolfo.

Expansão do Terminal

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011 com uma infraestrutura capaz de movimentar 500 mil TEUs por ano. Desde 2013, esta capacidade já vinha sendo superada e, para atender à demanda cada vez maior do mercado, o terminal deu início ao seu processo de ampliação naquele mesmo ano. Em outubro de 2016, depois da obtenção de todas as licenças, as primeiras obras tiveram início.

Em dezembro passado, foi concluída fase importante da primeira etapa dessa ampliação, com a finalização da obra de engenharia de uma área de 60 mil m², que será acrescida ao seu pátio de manobras.

Até maio, outros 40 mil m² serão acrescidos ao pátio, que assim passará a ter 210 mil m². Também até maio, está prevista a conclusão da obra de extensão do píer de atracação, que passará dos atuais 630 metros para 800 metros.

Com essas obras, que estão sob a responsabilidade da construtora Piacentini Tecenge do Brasil (Piatec), estará concluída a primeira etapa do projeto de expansão, permitindo ao terminal aumentar a sua capacidade de movimentação para 1,2 milhão de TEUs/ano - o que acontecerá ainda em 2018.

O presidente do Porto Itapoá, Cássio Schreiner ressalta que, nesses seis anos de operação, o Terminal apresentou números muito positivos e, mesmo quando o cenário político e econômico foi desfavorável, o empreendimento proporcionou diferenciais aos clientes, criando uma relação de confiança e se consolidando entre os maiores terminais de contêineres do País.

“O Porto Itapoá sempre buscou o crescimento sustentável de suas operações, focando no cliente e trazendo segurança também aos seus investidores. Essa equação deu garantias ao negócio. Iniciamos uma obra de expansão, mesmo em um momento de crise, já que havíamos alcançado uma movimentação recorde de mais de 600 mil TEUs em 2017", afirma.

Cássio Schreiner acredita que a retomada da atividade industrial e do crescimento econômico criarão demandas ainda maiores por serviços portuários: "Sabemos do desafio, mas também acreditamos que a estratégia e o esforço até aqui deixaram o Terminal preparado para conquistar esse e outros objetivos".

Fonte: Ascom Porto Itapoá

Artigos Relacionados: Pedidos de atracação de navios no Porto passam a ser totalmente eletrônicos Portos do Paraná têm recorde de investimentos e obras Exportações e importações até novembro superaram o desempenho de 2017 Tarifas portuárias são entraves para exportações, diz estudo da CNI Temer lança editais da Norte-Sul, 12 aeroportos e 4 terminais portuários Movimento de cargas no Porto de Santos em 2018 mantém recorde e já ultrapassa 110 milhões de tonelad Importações crescem 38,3% e balança tem déficit de US$ 1,12 bilhão na 4ª. semana de novembro Governo vai publicar edital de concessão de aeroportos, ferrovia e portos no dia 29 Docas quer ampliar contrato com consórcio de dragagem do Porto Porto de Imbituba cresce 16% de janeiro a outubro, atrai novas cargas e projeta investimentos
Porto Itapoá cresceu 25% nas importações e 10% nas exportações em 2017

mac-logo-pos

   

       

Conheça o grupo MAC Logistic! Ficaremos honrados em atendê-los e principalmente, apoiar o desenvolvimento dos seus negócios, através de projetos logísticos customizados.

   

OFFICES

    Brazil - Head Office (55 11) 5908-4050

    Florida Office +1 305 436-5141

    Vitória Office (55 27) 2122-1777

   maclogistic@maclogistic.com

CÂMBIO

       

As operações da Mac Logistic são regidas pelas Condições Gerais de Negócios registradas no 2º Cartório Oficial de Registro de Títulos e Documentos de São Paulo sob o número 3612634.