Os Estados Unidos provavelmente superarão o Brasil como maior exportador mundial de etanol no segundo semestre do ano, disse a Administração de Informação da Energia dos EUA na quarta-feira.
Nos cinco primeiros meses de 2011, as exportações norte-americanas de etanol mais do que duplicaram em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a agência.
‘Para o restante de 2011, é provável que os Estados Unidos superem o Brasil como maior exportador mundial de etanol, devido à recente escassez de oferta e o alto preço do açúcar resultante disso no Brasil’, disse a AIE em seu relatório semanal sobre petróleo.
Com o etanol dos EUA feito de milho relativamente menos custoso, os produtores norte-americanos têm conseguido penetrar em mercados antes abastecidos pelo Brasil.
Além disso, os norte-americanos também se beneficiaram da decisão brasileira de suspender seu imposto de importação ao longo de 2011, que era de 20 por cento, e da redução das tarifas europeias para o etanol adicionado à gasolina.
O Brasil, com uma escassez do produto, tem importado alguns carregamentos de etanol dos EUA.
Mas olhando para além deste ano, as políticas federais e estaduais dos EUA podem levar a um aumento nas importações do etanol de cana brasileiro, considerado avançado, disse a agência.
O Padrão de Combustível de Baixo Carbono, da Califórnia, estabelece um valor de carbono inferior para o etanol de cana, em relação ao etanol de milho, o que dá à indústria de combustível um maior incentivo para o uso do produto brasileiro –ao mesmo tempo que importa, o Brasil exporta o biocombustível aos EUA, pelo prêmio recebido pelo etanol avançado.
O mandato federal para o combustível renovável também classifica o etanol de cana como um biocombustível avançado.
Como a produção de etanol de celulose, outra forma de biocombustível avançado, não deve alcançar muito num futuro próximo, o etanol brasileiro pode preencher essa lacuna, disse a AIE.
‘Neste contexto, não é difícil antever um cenário em que os Estados Unidos continuem a exportar etanol de milho para o Brasil, e ao mesmo tempo importando etanol de cana do Brasil para cumprir as exigências (…) da Califórnia e federal.’
Fonte: Reuters