O Porto do Recife fará a licitação de obras para reforçar sua infraestrutura e potencial turístico. O terminal está em fase de projetos de construção de obras que trarão melhorias tanto para cargas quanto para passageiros, de acordo com o presidente Carlos Vilar. As obras terão investimentos de cerca de R$ 111 milhões, recursos do Ministérios dos Transportes, e têm previsão de conclusão para o final de 2018 e início de 2019.
Uma das intervenções será a construção de um cais deslizante. “Serão quatro dolphins, que são amarrações nos navios. A estrutura desliza de acordo com a necessidade da embarcação e será construída exatamente em frente ao terminal”, destacou o presidente Carlos Vilar.
A reforma permitirá a visualização dos navios pela avenida Alfredo Lisboa, no bairro do Recife. “Quem passar pela avenida poderá ver os navios atracados no porto. Esta obra está prevista para ser feita no final de 2018 ou início de 2019”, explicou Carlos Vilar. Enquanto a obra não fica pronta, os navios de passageiros ficarão atracados no cais 6. Serão investidos cerca de R$ 45 milhões nesta intervenção.
Além do cais deslizante, um serviço de dragagem vai facilitar o deslocamento interno dos passageiros. “Temos uma obra para implantar que vai dragar até o cais número 6. A maioria dos navios permanecerá na área para evitar que os passageiros que vêm do terminal usem ônibus no desembarque”, explicou o presidente.
Cruzeiros
O Porto do Recife receberá pelo menos 16 navios na temporada de cruzeiros 2017/2018, que teve início nesta quinta-feira (26) com a chegada da embarcação MS Sirena. Serão nove navios de passageiros atracando em 2017 e outros sete em 2018.
Fonte: Folha PE
Foto: Flávio Costa